Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Free Willy

O que aconteceu com o menino que estrelou Free Willy?

Ele encantou pessoas ao redor do mundo com seu carisma ao interpretar o protagonista da trilogia, mas depois parece ter sumido dos holofotes, entenda!

Redação Publicado em 16/07/2023, às 09h00 - Atualizado em 11/01/2024, às 11h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho do filme - Divulgação/ Warner Bros
Trecho do filme - Divulgação/ Warner Bros

A trilogia de filmesFree Willy, lançada entre 1993 e 1997, marcou a juventude de muitas pessoas ao redor do mundo. As produções, vale lembrar, acompanham a inabalável amizade entre um menino órfão e uma orca chamada Willy

No primeiro longa, o protagonista humano, Jesse, conhece a baleia ao trabalhar em um parque aquático, o que a princípio ele é obrigado a fazer como punição. Ao longo do tempo, no entanto, ele desenvolve uma conexão com o animal em cativeiro, e começa a acreditar que ter o animal como atração no local seria injusto. 

Depois, assim como sugere o título ("Liberte Willy", em tradução para o português), Jesse elabora um plano para enviar a orca de volta ao seu ambiente natural, o oceano. Uma das mais emocionantes sequências do filme, aliás, acontece no fim dele, quando vemos a baleia nadando em direção à liberdade após se despedir de seu amigo humano. 

Já nas duas produções seguintes, o garoto e o mamífero marinho se reúnem para viver novas aventuras juntos, durante as quais eles lidam com vazamentos de óleo e enfrentam navios baleeiros. 

Apesar do sucesso estrondoso da trilogia, no entanto, Jason James Richer, que foi o ator responsável por viver o icônico Jesse, parece ter sumido dos holofotes. O que, afinal, fez o artista após sua rápida ascensão à fama ainda na infância? 

Jason

Jason em Free Willy e Jason hoje em dia / Crédito: Divulgação/ Warner Bros e Divulgação/ Instagram/ @jason_james_richter

O norte-americano tinha apenas 12 anos quando conseguiu o papel para o primeiro Free Willy, e, após alguns anos interpretando o personagem, decidiu entrar em hiato.

Ele ficou longe das telonas entre 2001 e 2009, período durante o qual estava se dedicando a um outro interesse seu: a música. Isso, pois, Jason era atuava como baixista em uma banda de rock chamada Fermata. 

O artista retornou ao cinema em 2015 com papéis em alguns filmes menos conhecidos de drama e suspense, como "Last Rampage: The Escape of Gary Tison" e "The Brawler", que foram lançados nos EUA respectivamente em 2017 e 2019. 

Parte de sua volta para os holofotes internacionais, aliás, incluiu dar entrevistas a veículos a respeito de seu trabalho mais memorável, a trilogia de Free Willy. Em uma conversa de 2013 ao Daily Beast, por exemplo, Jason comentou sobre como ele era ingênuo em relação aos riscos de interagir com uma orca no set de gravação: 

Lembro-me de ser um daqueles momentos de pura e absoluta fascinação como uma criança. Você não vê o perigo. Aos 11 anos, você fica tipo, 'Oh meu Deus, uma baleia. Isso é incrível!'. Se eu tivesse 17 anos, poderia ter pensado: 'Ei, essa coisa vai arrancar minha mão', mas quando você tem 11 anos, pensa: 'Oh, uau. Legal. Deixe-me tocá-lo", explicou. 

Seus trabalhos mais recentes, por sua vez, são de 2021, como as participações em "O Retorno" e "Os Pequenos Vestígios", onde deu vida a personagens secundários.