Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / TV Globinho

O que já disse Fátima Bernardes sobre ser culpada pelo fim da TV Globinho?

Em 2012, programação infantil matinal da TV Globo deu espaço, durante a semana, para o programa Encontro

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 02/04/2023, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem com imagens de divulgação - Reprodução
Montagem com imagens de divulgação - Reprodução

Há pouco mais de uma década, a 'TV Globinho' deixava de ser exibida nas manhãs da semana da Rede Globo, dando espaço ao programa 'Encontro, apresentado pela jornalista Fátima Bernardes

Exibido por 15 anos, entre 3 de julho de 2000 e 1 de agosto de 2015, a TV Globinho foi o programa infantil mais longevo da história da Vênus Platinada, alegrando o período matutino de inúmeras crianças. 

+ 5 episódios de desenhos que foram banidos

Por conta da mudança na grade de programação da Rede Globo, muitas pessoas consideraram Fátima como a responsável pelo fim da atração. Mas será que as coisas foram bem assim? A apresentadora falou sobre o episódio em entrevista ao Roda Viva. 

A TV Globinho

No início dos anos 2000, a TV Globinho era apenas um quadro dentro do programa infantil Bambuluá, apresentado por Angélica, recorda o Memória da Globo. Entretanto, com o fim da atração, em dezembro de 2001, a TV Globinho se tornou uma atração independente, visto os altos índices de audiência.

Logo da TV Globinho/ Crédito: Divulgação/Rede Globo

Desta forma, a atração tomou parte das manhãs da Rede Globo, sendo exibida de segunda a sábado a partir das 9h30 da manhã. Mas tudo mudou em junho de 2012, quando o espaço foi ocupado pelo programa Encontro com Fátima Bernardes

O infantil foi mantido aos sábados, por onde ocupou parte da programação até agosto de 2015. Foi quando a TV Globinho deixou de existir e cedeu espaço para o É de Casa, recorda o site Memória, da Globo. 

Fátima, a culpada?

Apesar de mais de uma década de seu fim durante as semanas, até hoje muitas pessoas continuam culpando Fátima Bernardes pelo fim da TV Globinho. Mas será que ela foi realmente responsável por isso?

Em entrevista ao Roda Viva, em julho de 2022, Fátima foi questionada sobre a troca de programação da época. Foi, então, que a jornalista e apresentadora 'assumiu' a culpa pelo ocorrido.

Bernardes revelou ter tido interesse em mudar de área desde bem antes de 2012 — no ano anterior, ela havia deixado a bancada no Jornal Nacional após 14 anos como âncora de um dos principais programas jornalísticos do país. 

Fátima Bernardes explicou que, quando passou a planejar um projeto próprio, percebeu que a TV Globinho estava 'deslocada' na grade emissora. Foi então que sugeriu uma nova atração para aquela faixa de horário. 

Encontro com Fátima Bernardes/ Crédito: Divulgação/ Rede Globo

"Comecei a olhar a grade da Globo. Na época o 'Globo Rural' era diário. Tinha o 'Globo Rural', jornal local, 'Bom Dia, Brasil', Ana Maria Braga… De repente, desenho. Aí jornal local, 'Globo Esporte' e 'Jornal Hoje'", comentou. 

Eu falei: 'gente, esse desenho tá perdido aí nesse meio'", continuou.

Fátima ainda recorda que a própria Rede Globo já pretendia tirar a TV Globinho de sua programação. "Comecei a ouvir que a própria TV estava com uma certa estranheza em relação aquele horário ali. É um horário que você não anuncia…".

"Eu falei: 'vou sugerir um programa para esse horário, que venha da Ana Maria [Braga] — que é entretenimento — e que a gente possa levar para entregar para o jornalismo local'. Então era um programa que surgiu assim. Eu pensei nesse horário. E apresentei a ideia para esse horário", justificou. 

Em outro momento, quando participou do Big Terapia, com Paulo Vieira, Fátima também falou sobre as pessoas a responsabilizarem pelo fim da programação infantil. "Eu dei uma aposentadoria pro Bob Esponja! Às vezes tem uma pessoa de 30 anos, chega pra mim, 'e a TV Globinho?'. Eu falo: 'pelo amor de Deus, né?!'"