Matérias » Futebol

O que leva o Flamengo a ter uma das maiores torcidas do mundo?

Em pesquisa do Datafolha, o time carioca aparece como o time mais seguido no Brasil. Conheça o segredo por trás do tamanho do clube

Caio Tortamano Publicado em 17/12/2019, às 15h56

Torcida do Flamengo
Torcida do Flamengo - Wikimedia Commons

Fundado em 1895, no Rio de Janeiro, o Clube de Regatas Flamengo começou somente a atuar futebolisticamente em 1912, quando foi inaugurado o departamento de futebol do clube. Desde então, o Flamengo coleciona algo próximo a 30 milhões dos torcedores dando o título de clube com a maior torcida do país , de acordo com pequisa divulgada em setembro de 2019 pelo Datafolha.

Mas como o time cativou tantas pessoas a se apaixonarem pelas cores rubro-negras? Isso se explica com o espaço que sempre recebeu na mídia e de um trabalho que começou em 1930.

Na época, o presidente do clube, José Bastos Padilha, iniciou um trabalho de marketing para que seu time aparecesse mais na televisão do que seu grande rival à época, o Fluminense.

O tricolor carioca sempre foi visto como um time da elite, e o Flamengo não escapava do mesmo estigma, isso se não fosse a irreverência de seus jogadores em comemorar as vitórias com espécies de bailes espontâneos no bar em frente ao local onde jogavam. Isso chamou atenção da mídia que classificou como absurdo todo aquele despojamento.

Os jogos do Flamengo, bem como da maioria dos times cariocas, eram transmitidos por rádio em unanimidade por todo o Brasil. Assim, pessoas de todos os cantos do país tinham mais chances de acompanhar os jogos dos times do Rio do que dos próprios times locais.

Essa prática durou até meados da década de 2000, criando uma grande massa de torcedores em regiões em que o time é quase unanimidade, no Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

O desempenho do time na década de 80 também ajudou muito a sua popularização. No período, o Flamengo tinha em seu time o seu maior ídolo da história, o galinho Zico. O jogador e companhia ganharam três campeonatos brasileiros em quatro anos, e a Libertadores seguida pelo Mundial de Clubes.

Pôster do Mundial de Clubes de 1981 com Zico em destaque / Crédito: Wikimedia Commons

 

Presente na elite do futebol brasileiro ajudou a visibilidade do clube. Sem rebaixamento em sua história, o Flamengo conseguiu ter mais transmissões na TV aberta. Assim como hoje, as tardes da TV aberta são ocupadas por jogos da primeira divisão do futebol brasileiro.


Para ver mais sobre o Flamengo leia:

Libertador: A Reconquista Rubro-negra Da América, Arthur Muhlenberg (2019)

link: https://amzn.to/2rUKY6A

Um Flamengo Grande, Um Brasil Maior, Renato Coutinho (2019)

link: https://amzn.to/34vQtGf

Flamengo Desde Menino, Luís Pimentel (2008)

link: https://amzn.to/34BEkzK

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.