Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / 'O Resgate do Soldado Ryan'

'O Resgate do Soldado Ryan': Por que o elenco ameaçou pedir demissão?

'O Resgate do Soldado Ryan' é considerado um dos melhores filmes de guerra já feitos; mas sua produção quase foi diferente

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 25/09/2023, às 16h12 - Atualizado em 18/01/2024, às 10h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'O Resgate do Soldado Ryan' (1998), clássico de guerra de Steven Spielberg - Reprodução/Paramount Pictures/Netflix
Cena de 'O Resgate do Soldado Ryan' (1998), clássico de guerra de Steven Spielberg - Reprodução/Paramount Pictures/Netflix

Steven Spielberg é, indiscutivelmente, um dos maiores cineastas vivos da atualidade. Ele é o responsável pela direção de vários filmes de sucesso em sua carreira, incluindo alguns da saga 'Indiana Jones', 'Jurassic Park' e 'Tubarão'. Foi em 1998, entretanto, que chegaria aos cinemas um filme que mudaria completamente o subgênero de guerra: 'O Resgate do Soldado Ryan'.

+ Clássico do cinema: os tenebrosos bastidores do filme 'Tubarão'

Durante a Segunda Guerra Mundial, o capitão John Miller [Tom Hanks] leva seus homens para trás das linhas inimigas para encontrar o soldado James Ryan [Matt Damon], cujos três irmãos foram mortos em combate. Cercados pela brutal realidade da guerra, cada homem embarca em uma jornada pessoal e descobre sua própria força para triunfar sobre um futuro incerto com honra, decência e coragem", detalha a sinopse do filme.

Com uma das mais brutais batalhas da história como pano de fundo, 'O Resgate do Soldado Ryan' compreende um dos retratos visuais mais terríveis da Segunda Guerra, com uma ênfase maior no realismo do que no romantismo do embate. Com isso, o filme se tornou uma grande referência no gênero, e ainda hoje, 25 anos após seu lançamento, se consagra como um dos longa-metragens mais influentes já realizados.

Cena de 'O Resgate do Soldado Ryan' (1998), com alguns de seus personagens principais
Cena de 'O Resgate do Soldado Ryan' (1998), com alguns de seus personagens principais / Crédito: Reprodução/Paramount Pictures/Netflix 

No entanto, não é só a narrativa e a direção que chamam atenção no filme, o elenco também é uma peça essencial para a obra. Participam nomes como Tom Hanks, Edward Burns, Vin Diesel, Tom Sizemore e Matt Damon, todos atores escalados meticulosamente por Spielberg. Porém, a verdade é que o resultado quase foi completamente diferente do que podemos assistir hoje. Entenda!

Campo de treinamento

Não é incomum ver relatos de atores ou mesmo diretores que colocam a equipe em posições, por vezes, completamente desagradáveis e difíceis, em nome de uma maior qualidade na interpretação dos personagens. E para um diretor do calibre de Spielberg, já consagrado na indústria cinematográfica no fim da década de 1990, isso não seria diferente.

Para que uma maior realidade sobre a guerra seja capturada pelo elenco, de maneira que sua interpretação e noção de guerra ficasse mais afiada, Spielberg teve a ideia de enviar seus atores para um campo de treinamento militar. A princípio, tudo parecia bem, mas o que os artistas não imaginavam é que estavam apenas iniciando uma exaustiva rotina que lhes acompanharia por quase uma semana.

O campo de treinamento, no caso, era liderado por um veterano aposentado do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos e condecorado da Guerra do Vietnã, o capitão Dale Dye. E as atividades realizadas tinha somente um objetivo: tornar as vidas daqueles atores em algo miserável.

Dale Dye
Dale Dye / Crédito: Getty Images

Para isso, o elenco foi submetido a seis dias e seis noites de constantes insultos, corridas de até oito quilômetros todos os dias, e até mesmo a comer as nauseantes rações militares, incluindo "fígados de boi com cebola" que mais pareciam "vômito", segundo relatos, o que levou vários a inclusive ameaçarem pedir demissão.

O único que teve sorte de se livrar do treinamento foi Matt Damon, na época com menos de 30 anos, que deu vida ao próprio "soldado Ryan" do título.

Matt Damon como o soldado James Francis Ryan, em 'O Resgate do Soldado Ryan' (1998)
Matt Damon como o soldado James Francis Ryan, em 'O Resgate do Soldado Ryan' (1998) / Crédito: Reprodução/Paramount Pictures/Netflix

Matt Damon de fora?

Apesar de muitos pensarem  que Damon teria dado um jeito de escapar do treinamento, a verdade é que o próprio Spielbergnão havia o convidado. Mas, graças a isso, a experiência do ator também teria seus lados negativos: ele sentia que, com o tempo, os outros membros do elenco ficaram amargos com ele. "Eles começaram a abrigar aquele ressentimento, porque eu não estava lá", declarou Damon na época.

No entanto, o que ninguém, exceto Spielberg, sabia era que a exclusão do ator dos treinamentos tinha um objetivo: fazer com que os outros nomes do elenco sentissem um verdadeiro ressentimento por Matt Damon, da mesma forma como seus personagens sentiam, em diferentes momentos do longa, animosidade e frustração em relação a Ryan.

Cena de 'O Resgate do Soldado Ryan' (1998)
Cena de 'O Resgate do Soldado Ryan' (1998) / Crédito: Reprodução/Paramount Pictures/Netflix

Assim, Damon sentiu o mesmo que Ryan: o isolamento de um homem que espera conquistar a confiança de seus camaradas, da mesma forma que dias angustiantes seguiram o elenco durante o treinamento. Porém, é fato: 'O Resgate do Soldado Ryan' se tornou um dos principais trabalhos de Spielberg e da vida desses atores — uma recompensa digna para todo o esforço.