Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

'O Viajante': Veja a história do 'visitante' mais famoso do Aeroporto Internacional de Orlando

Aqueles que vagam pelo Aeroporto Internacional de Orlando, nos Estados Unidos, podem se deparar com um homem dormindo junto a sua bagagem — há quase 40 anos!

Éric Moreira Publicado em 11/01/2024, às 16h19 - Atualizado em 22/01/2024, às 10h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
'O Viajante', escultura de Duane Hanson - Reprodução/Vídeo/YouTube/@LannyBenny
'O Viajante', escultura de Duane Hanson - Reprodução/Vídeo/YouTube/@LannyBenny

Em meio ao Aeroporto Internacional de Orlando, nos Estados Unidos, pode ser difícil em meio à correria de uma viagem conseguir identificar uma escultura. Ainda mais quando se trata da impressionante 'O Viajante', uma obra hiper-realista feita em 1986 pelo artista americano Duane Hanson.

A arte chamou atenção em 2021, depois que o usuário do TikTok @marvelousmousetravels publicou um vídeo em que mostra a escultura. O que não é à toa: a obra representa muito bem um passageiro comum dormindo com malas a tiracolo.

+ Japonês compra fantasia hiper-realista para 'virar lobo'

@marvelousmousetravels Anyone else think this guy is real? #marvelousmousetravels#mmtravels#airport#travel#vacation#orlandoairport#travelagency♬ Monkeys Spinning Monkeys - Kevin MacLeod & Kevin The Monkey

"Quem mais pensa que esse cara é real no aeroporto de Orlando?", comentou um usuário da rede social. "Meu Deus, não é real? Preciso da história disso", disse outro. E aí vai:

O viajante

Localizado em meio ao Aeroporto Internacional de Orlando, 'O Viajante' é propriedade do local desde 1986, sendo possível encontrá-lo no saguão do Terminal A entre os pontos de segurança Leste e Oeste. E pode ficar tranquilo, não é um homem real que se encontra na redoma de vidro, mas sim uma estátua hiper-realista do escultor Duane Hanson.

A obra, no caso, é apenas uma das duas representações de um viajante adormecido produzidas pelo artista. Dois anos depois, ele criou outra versão bastante semelhante, praticamente na mesma posição, no entanto, a figura está vestida de maneira um pouco menos apropriada, com uma camisa completamente desabotoada e sem vestir nada por baixo.

Segunda versão de 'O Viajante', de Duane Hanson / Crédito: Getty Images

Ambas as estátuas — bem como muitas outras produzidas por Hanson, que fez seu nome na arte com obras hiper-realistas — foram feitas de bronze policromado em óleo, poliéster e fibra de vidro. E o mais importante para a pretensão artística do escultor: as figuras não correspondem às expectativas de um padrão de beleza, explica o NewsWeek.

Outras obras e carreira

Ao longo de sua carreira artística, Duane Hanson ficou amplamente conhecido por suas criações de estátuas hiper-realistas que, em resumo, retratavam pessoas comuns. Para tanto, ele até mesmo chegou a fazer moldes de pessoas reais em resinas de poliéster com fibra de vidro, para que então, depois de um tempo imensurável pintando-os, obtivesse os resultados tão fascinantes.

Vale mencionar ainda que o Aeroporto de Orlando não é o único com uma escultura de Hanson: o Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale, em Hollywood, adquiriu em 1990 outra obra, 'Vendedor com Walkman', que pode ser vista no nível de embarque do Terminal 3. Como sugere o próprio nome, a estátua representa um típico homem dos anos 90 ouvindo seu Walkman em traje casual.

+ Alarme falso: Boneca hiper-realista é confundida com cadáver na Tailândia

'Vendedor com Walkman', de Duane Hanson / Crédito: Reprodução/Vídeo/YouTube/@LuckyVagabond

Por fim, Hanson passou a maior parte de sua carreira vivendo no sul da Flórida, até que veio a falecer em 6 de janeiro de 1996, aos 70 anos de idade.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!