Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Guerras

Em 1325, um balde desencadeou uma grande guerra

Conhecido como “guerra do balde”, conflito entre as cidades italianas de Modena e Bolonha resultou em uma árdua missão

Joseane Pereira Publicado em 21/12/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uma cópia do balde raptado, no interior da Torre Civica em Modena, Itália - Wikimedia Commons
Uma cópia do balde raptado, no interior da Torre Civica em Modena, Itália - Wikimedia Commons

A Guerra do Balde foi travada no contexto de um conflito entre a Igreja Católica e as realezas seculares, conhecido como Questão das Investiduras. O que estava em jogo era o poder de reis locais para nomear — ou Investir — bispos, abades e líderes de igrejas locais, na esperança de que os aristocratas enfrentassem menos problemas da Igreja com relação aos assuntos de seus reinos.

Do século 12 ao 14, as cidades-estado de Modena e Bolonha no norte da Itália tomaram lados opostos no guerra. Em 1325, um grupo de soldados de Modena entrou na Bolonha, que ficava a alguns quilômetros de distância, e simplesmente furtou um balde do poço central da cidade.

[Colocar ALT]
Torre Civica em Modena, Itália, onde está guardado o balde que causou a guerra / Crédito: Wikimedia Commons

Esse roubo indecoroso fez com que os bolonheses mobilizassem um exército de 30 mil soldados e 2 mil cavaleiros para resgatar o objeto — e a honra da cidade. Os modeneses, por sua vez, mobilizaram 5 mil soldados e 2 mil cavaleiros para defender o objeto roubado.

Encontrando os bolonheses na vila de Zappolino, os cidadãos de Modena expulsaram seus inimigos do território, perseguindo-os de volta a Bolonha e destruindo prédios locais — o que incluiu uma construção no rio que abastecia Bolonha com água.

Para ter certeza que a população de Bolonha estava realmente humilhada, os Modeneses organizaram um desfile pela cidade inimiga, encenando o roubo ao balde e a batalha que se seguiu. Mesmo após o fim da Questão das Investiduras, os vencedores da guerra do balde mantiveram o insólito objeto guardado no porão da Torre Civica, que hoje recebe pessoas curiosas com essa história.


+Saiba mais sobre as cidades-estado da época medieval através das obras abaixo:

Cidades e Sociedades Urbanas na Itália Medieval, de Patrick Gilli (2011)

link - https://amzn.to/34JaSHO

Uma breve história da Europa, de Jacques Le Goff (2014)

link - https://amzn.to/2EFPF73

Civilização do Ocidente Medieval, de Jacques Le Goff (2018)

link - https://amzn.to/2QiBN8v

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.