Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Paço Imperial

Paço Imperial: 5 curiosidades sobre o local que eternizou importante momento da monarquia

Palácio, conhecido por ter sido palco do “Dia do Fico” de D. Pedro I, teve outros usos ao longo da história

Redação Publicado em 27/08/2022, às 08h00 - Atualizado em 07/09/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paço Imperial no dia do casamento da Princesa Isabel, em 1864 - Wikimedia Commons/Domínio Público / Arsénio da Silva - National Archives of Brazil
Paço Imperial no dia do casamento da Princesa Isabel, em 1864 - Wikimedia Commons/Domínio Público / Arsénio da Silva - National Archives of Brazil

Hoje, conhecemos o palácio situado na Praça Quinze de Novembro, no centro da cidade do Rio de Janeiro, como o Paço Imperial, mas nem sempre foi assim. A construção, que começou a ser feita em 1738, contou com vários usos ao longo da história.

O local foi palco de momentos relevantes da história brasileira, como o “Dia do Fico”, protagonizado por D. Pedro I em 9 de janeiro de 1822 e a assinatura da Lei Áurea, responsável por abolir a escravidão no Brasil.

Pensando na importância do Paço Imperial, veja 5 curiosidades sobre o palácio.

1. Construído a um conde

A história do Paço Imperial começa com o conde Antônio Gomes Freire de Andrade. Foi o nobre quem escreveu uma carta diretamente ao rei de Portugal, então D. João V, para reclamar que sua residência era muito simples.

Tendo seu pedido atendido, um engenheiro português, o militar José Fernandes Alpoim, começou as obras para a construção da nova sede da capitania do Rio de Janeiro, que duraram entre 1738 e 1743. O capitão-general viveu no local até o final de sua vida.


2. Palácio dos Vice-Reis

Paço Imperial em 1840 / Wikimedia Commons/Louis Compte

Após a morte do conde, em 1763, a residência ficou conhecida como Palácio dos Vice-Reis. Isso aconteceu porque, por coincidência, naquele mesmo ano, o governo-geral do Brasil mudou sua sede para o Rio, eleita capital da então colônia.

Somente a partir de 1808 que a residência começaria a abrigar a família imperial, motivo pelo qual é mais famosa hoje. Viveram lá D. João — na época príncipe regente, mas que seria coroado D. João VI — Dona Maria, o restante da Corte e seus criados.


3. Local de eventos

Nos primeiros anos, o local abrigou toda a família imperial, mas D. João decidiu se mudar para a Quinta da Boa Vista, deixando no palácio sua esposa, Carlota Joaquina, e suas filhas.

Embora menos movimentado, o Paço Real passou a servir como espaço para eventos importantes da Coroa, como coroações e casamentos. A posição central da construção na cidade do Rio de Janeiro justificava seu uso para essas ocasiões.


4. Momentos marcantes

Exterior do Paço Imperial no dia da sanção da Lei Áurea / Wikimedia Commons/Domínio Público / Luiz Ferreira

Ainda que tenha tido outros usos ao longo da história — já foi sede da Casa da Moeda e tem cômodos que já foram usados como cárcere, por exemplo — o Paço Imperial é mais conhecido por ter sido palco de momentos importantes da história do país.

Foi lá que como que D. Pedro I protagonizou o lendário “Dia do Fico” em 9 de janeiro de 1822, revelando que não voltaria para Portugal. Também foi no palácio que aconteceu a assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil.


5. Reformas e visitação

Paço Imperial hoje / Wikimedia Commons/Fulviusbsas 

O local histórico passou por inúmeras reformas ao longo dos anos a fim de manter parte da história do Brasil preservada por meio de sua construção. Espaços foram adicionados ou modificados desde que a família imperial viveu lá.

Hoje, quem quiser ter um vislumbre do palácio pode conhecer o Paço Imperial no Rio de Janeiro, que está aberto à visitação, e andar pelos mesmos corredores de notórios imperadores e nobres do passado.