Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

Para 16 milhões de americanos, o achocolatado vem das vacas marrons

Pesquisa de 2017 expôs desconhecimento da população sobre temas do cotidiano; além disso, muitos deles creem que reptilianos governam o mundo e Deus decide quem vai ganhar o Super Bowl

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 14/08/2021, às 11h00 - Atualizado em 15/12/2022, às 16h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

Quando se pensa em qualidade de ensino superior, os Estados Unidos são umas das grandes referências não só na América, mas no mundo. Afinal, como mostra matéria publicada no site do Senac, o país possui 5 universidades na lista das 10 melhores do mundo: MIT em 1º; Stanford em 2º; Havard em 3º; Caltech em 5º; e University of Chicago em 10º. 

Além disso, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), 91% dos adultos entre 24 e 64 anos concluíram o ensino médio no país, sendo que cada estudante obteve a média de 488 pontos no Programa Avaliação de Estudante Internacional (PISA), ficando um pouco acima da média de 486 pontos. 

Apesar dos índices aceitáveis, não é incomum vermos que parte da população acredita em uma bizarrice ou outra. Afinal, como mostra uma pesquisa, de 2017, encomendada pelo Centro Americano de Inovação sobre Laticínios, 48% da população adulta não soube dizer de onde vem o leite que eles compram nos supermercados.  

Como se isso não fosse chocante o suficiente, 7% das cerca de 1.000 pessoas entrevistadas disseram acreditar que o leite achocolatado venha, exclusivamente, das vacas marrons — proporcionalmente falando, seria como se 16 milhões de pessoas pensassem dessa maneira.  

Vale ressaltar que o produto é uma das bases alimentícias dos norte-americanos, já que apenas 5% deles não consomem a bebida. Com os dados inacreditáveis, o Washington Post aproveitou para recordar o desconhecimento da população sobre de onde vem outros alimentos.  

No começo dos anos 1990, por exemplo, relata o jornal, uma a cada cinco pessoas não sabia que os hambúrgueres eram feitos de carne. Já cerca de 30% dos alunos de 10 a 12 anos de um centro de ensino na Flórida disse não saber que o leite era usado como base para se fazer queijo. 

Mas saindo um pouco do ramo alimentício, a população americana também não só possui um desconhecimento em diversas áreas, como também acreditam seriamente em teorias conspiratórias e na interversão divina para coisas arbitrárias.

Confira 3 outras bizarrices. 

1. Os reptilianos dominam o mundo 

Como aponta uma matéria publicada, em 2016, pelo The Guardian, 12 milhões de americanos acreditam que o país é governado secretamente por homens-lagartos que vieram do espaço. 

2. Jurrasic Park nem foi tão ficção assim 

Os dinossauros foram extintos há mais de 65 milhões de anos, em consequência de um grande meteoro que atingiu a Terra. Isso é o que afirma diversos estudos. Já os cientistas acreditam que os Homo Sapiens, os primeiros humanos a viverem por aqui, só surgiram há 300 mil anos.  

Apesar dessa distância enorme de tempo, 41% dos adultos dos Estados Unidos acreditam que eles viveram na mesma época, pelo menos é isso que mostra uma pesquisa realizada pela YouGov e divulgada no site CNet, em 2015. 

3. Os Deuses da bola oval 

O futebol americano é um dos esportes mais populares dos Estados Unidos. Por lá, todos os anos, o jogo que decide o grande campeão da temporada, o Super Bowl, é acompanhado por milhares de telespectadores.  

Para conquistarem o anel do torneio, prêmio dado para cada jogador que foi campeão, as equipes se preparam, contratam grandes atletas e buscam dar seu máximo na decisão.

Mas os torcedores acreditam que nem só isso é suficiente para a conquista, afinal, segundo pesquisa divulgada no Huffpost, em 2015, um quarto dos americanos crê que Deus decide quem vai se sagrar vitorioso.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Grandes Mistérios da História: A teoria da conspiração e os segredos por trás dos acontecimentos, de Sérgio Pereira Couto (2015) - https://amzn.to/3e7h9CC

O livro das conspirações, de Edson Aran (2016) - https://amzn.to/2Y5gpIU

Política, Ideologia e Conspirações, de Garry Allen e Larry Abraham (2017) - https://amzn.to/30MLQZZ

A conspiração franciscana, de John Sack (2007) - https://amzn.to/3fq3N4P

Conspiração Terra Plana, de Ricardo Max (2018) - https://amzn.to/2AH2Sy5

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W