Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Poeta e higiene precária: 5 fatos pouco conhecidos sobre Mao Zedong

Hoje mumificado, o líder revolucionário chinês possuía habilidades curiosas

Redação Publicado em 26/11/2020, às 16h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mao Zedong em pintura oficial - Getty Images
Mao Zedong em pintura oficial - Getty Images

Nascido na China em 1893, Mao Zedong foi uma das figuras mais importantes da história mundial. O revolucionário e teórico político continua sendo controverso até os dias de hoje, com muitos admiradores (não à toa seus pensamentos formaram o maoísmo, ideologia política do marxismo), mas também críticos. 

A ele é atribuída a maior matança de todos os tempos. No livro Mao: A História Desconhecida, a historiadora Jung Chang estimou em 70 milhões o número de vidas perdidas durante o programa Grande Salto À Frente, implementado por ele no país. 

A AH separou 5 fatos pouco conhecidos sobre Mao Zedong. Confira!

1. Poeta

Crédito: Wikimedia Commons

Líder revolucionário ou assassino em massa, Mao demonstrava um interesse muito grande pela poesia. Ele escreveu muitos poemas principalmente entre sua infância e adolescência, até quando assumiu o cargo de presidente do Partido Comunista da China, o que provavelmente reduziu suas horas livres.

Ao longo da história, muitos pesquisadores analisaram os escritos teórico, considerando-os de qualidade literária. Em muitos deles, o comunista descrevia as batalhas do Exército Vermelho. Alguns dos textos mais conhecidos são Changsha The Double Ninth e Loushan Pass.


2. Higiene e saúde precárias

De acordo com um artigo publicado em 2009 no jornal acadêmico South African Medical Journal, Zedong possuía uma rotina de higiene precária. “Ele gostava de nadar, mas nunca tomava banho; ele preferia esfregar-se periodicamente com uma toalha quente. Ele não escovava os dentes, mas enxaguava a boca diariamente com chá”, escreveram os pesquisadores Francois Retief e André Wessels.

A pesquisa foi feita a partir de memórias publicadas principalmente pelo médico pessoal do político, Zhisui Li, visto que Mao proibia a divulgação de seu estado de saúde. Além da higiene, os hábitos dele também não podem ser considerados saudáveis: “ele preferia alimentos gordurosos e era um fumante inveterado”.


3. Amante concubina

Mao teve muitas amantes enquanto governava a China. No entanto, uma delas se destacou: Chen Luwen. Os dois começaram a se envolver quando ela tinha apenas 14 anos de idade, já como concubina, e mantiveram o relacionamento entre 1962 e 1971. Como ela mesmo afirmou, a personalidade do líder foi bem conhecida por ela.

Luwen já disse que o comunista era “um anjo e o mal misturados”, além de um “bom amante”. No entanto, a amante se envolveu em crimes que criaram um enorme conflito com o governo, que fez com que ela fosse expulsa da China, tornando-se dissidente do comando nacional em 1980. Ela até mesmo se exilou no Reino Unido em 1997.


4. Paixão pela natação

Desde jovem, o chinês possuía uma enorme paixão por esportes, em especial a natação. Ele aprendeu a nadar muito novo, ainda criança, e continuou com o hábito durante toda a sua vida. O mais curioso é que ele chegou a usar a própria natação como uma forma de “propaganda política”.

Segundo Xu Guoqi, professor de história na Universidade de Hong Kong, “a natação de julho de 1966 para Mao está cheia de mensagens políticas”. A ideia era que ao nadar por uma longa extensão aos 60 anos de idade, ele demonstraria que estava robusto o suficiente para poder para impulsionar a Revolução Cultural.


5. Mumificado

O corpo embalsamado de Mao Zedong / Crédito: Getty Images

Quando Mao Zedong morreu em 1976, ninguém imaginava que ele iria falecer naquele momento. No entanto, a decisão das autoridades chinesas foi a de mumificar o corpo do líder, assim como outros comunistas importantes do mundo: Lenin, Stalin e Ho Chi Minh são alguns exemplos.

O país não tinha a tecnologia necessária para tal processo, então tudo foi na base experimental. Logo após a decisão ser tomada, o corpo foi resfriado, e acredita-se que eles tenham feito uma drenagem de fluidos de dentro do corpo. Depois, os especialistas injetaram um conservante químico, para mantê-lo intacto. E deu certo: Mao permanece como múmia até hoje na China.