Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Copa do Mundo

Por que alguns uniformes da Copa têm cores diferentes das bandeiras?

Países como Austrália, Japão e Holanda possuem o uniforme bem diferente das bandeiras nacionais; entenda!

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 10/12/2022, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogadores utilizando uniformes da Austrália, Japão e Holanda, respectivamente - Getty Images
Jogadores utilizando uniformes da Austrália, Japão e Holanda, respectivamente - Getty Images

Atualmente, grande parte do mundo está com a atenção completamente voltada para o maior evento esportivo do ano: a Copa do Mundo FIFA Qatar 2022. O evento reúne um total de 32 seleções, com os melhores jogadores de seus respectivos países, e além de ser um festival de grandes dribles e passes, também atrai muitas pessoas por uma razão peculiar: moda — afinal, mesmo que sejamos brasileiros, que não gostaria de ter uma camisa de outro país apenas por achá-la bonita?

Alguns uniformes são extremamente emblemáticos, e facilmente reconhecidos até por quem nem mesmo acompanha tanto assim o esporte, como a camisa verde e amarela do Brasil, a vermelha e dourada da Espanha, e o uniforme vermelho e verde de Portugal.

E uma das razões para os trajes serem tão facilmente assimilados às seleções é que, além de possuírem elencos invejáveis e sempre serem referência nas competições, as cores das roupas são as mesmas das bandeiras dos países.

No entanto, algumas outras seleções levantam dúvidas na cabeça dos mais curiosos, como Japão, Holanda, Alemanha ou Austrália. Afinal, por que esses times adotaram uniformes com cores diferentes das utilizadas na bandeira de seus países — sendo eles nas cores azul; laranja; branco; e verde e amarelo, respectivamente —, o que as vezes pode até confundir alguns espectadores?

Na verdade, as seleções possuem liberdade para escolher as próprias cores de uniforme, e a escolha pode divergir das bandeiras por motivos próprios. Confira a seguir a justificativa das escolhas nos países mencionados.

Japão

Uma das bandeiras mais icônicas e facilmente lembradas do mundo, a flâmula da terra do sol nascente é bem simples: branca, com um círculo vermelho ao fundo — representando justamente o nascer do sol. No entanto, na Copa do Mundo FIFA Qatar 2022, a seleção japonesa ficou bastante conhecida — também pelo fato de ter avançado até as oitavas de final — pelo uniforme azul.

Capitão da Seleção Japonesa de Futebol, Maya Yoshida, celebrando um gol
Capitão da Seleção Japonesa de Futebol, Maya Yoshida, celebrando um gol / Crédito: Getty Images

A razão para a escolha se relaciona inicialmente à Universidade de Tóquio, uma das instituições de ensino mais antigas do país. Em 1930, época em que a seleção japonesa foi formada pela primeira vez, de acordo com O Globo, o azul claro foi adotado em referência ao uniforme da universidade, de onde saíram alguns dos jogadores.

Além disso, o azul também pode simbolizar as águas existentes ao redor de todo o arquipélago japonês, e o vermelho, da bandeira, também pode não ter sido usado para evitar conflito com outras nações vizinhas que utilizavam a cor, como a China e a Coreia do Sul. No entanto, o vermelho até foi utilizado, de 1989 a 1991, mas o desempenho da equipe não agradou e, como japoneses são supersticiosos, a cor não voltou a dar as caras.

Holanda

Outro uniforme extremamente icônico, sendo um padrão de cores utilizado há muito tempo, é o da Holanda. A predominância da cor laranja, tanto na camisa quanto nos calções, se contrapõe à bandeira, com suas três faixas, vermelha, branca e azul.

Denzel Dumfries, lateral-direito holandês, comemorando gol em partida contra os Estados Unidos na Copa do Mundo FIFA Qatar 2022
Denzel Dumfries, lateral-direito holandês, comemorando gol em partida contra os Estados Unidos na Copa do Mundo FIFA Qatar 2022 / Crédito: Getty Images

Para compreender a escolha, primeiro é importante contextualizar um fato que nem todos sabem: a Holanda possui, até hoje, uma monarquia como regime institucional. E como qualquer família real, ela apresenta suas próprias tradições seculares, sendo o laranja a cor oficial da coroa holandesa.

Assim como o Japão, a Seleção Holandesa de Futebol já chegou a se apresentar, no passado — em sua primeira partida oficial contra a Bélgica, em 1905 —, utilizando um uniforme nas cores da bandeira. Porém, desde que o laranja chegou, ele caiu como uma luva nos jogadores, e de fato agora sempre são lembrados.

Alemanha

Se tem um uniforme que não é esquecido, jamais, pelos brasileiros — devido ao trauma do 7 à 1 na Copa de 2014, no Brasil —, é o majoritariamente branco da Alemanha. E mais uma vez, ele se diferencia bastante da bandeira alemã, que nem mesmo possui a cor: ela é formada por três faixas, uma preta, uma vermelha e uma amarela.

Jogadores da Seleção Alemã de Futebol
Jogadores da Seleção Alemã de Futebol / Crédito: Getty Images

A escolha da cor branca para o uniforme alemão se relaciona ao antigo reino da Prússia, que ainda predominava a Alemanha no início do século XX. Os prussianos, no caso, eram conhecidos pela bandeira branca com uma águia e listras pretas gravadas, e o padrão de cores se tornou tão agradável que permaneceu, mesmo com a dissolução da região, em 1932.

Austrália

Agora provavelmente uma partida que causaria certa confusão em campo, caso ambos os lados só pudessem utilizar seus uniformes mais famosos, seria entre o Brasil e a Austrália. A seleção da Oceania é caracterizada pela camisa amarela com calção verde, embora a bandeira tenha apenas azul, vermelho e branco.

Craig Goodwin, atacante australiano, comemorando gol contra a França na Copa do Mundo FIFA Qatar 2022
Craig Goodwin, atacante australiano, comemorando gol contra a França na Copa do Mundo FIFA Qatar 2022 / Crédito: Getty Images

As cores atuais foram adotadas pelo país no uniforme a partir de 1984, relativamente recente, e a justificativa para tal está na flora australiana. O verde e amarelo, juntos, se remetem especificamente à acácia, uma árvore considerado símbolo nacional, na Austrália.