Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Martin Luther King Jr.

Por que o monumento em homenagem a Martin Luther King tem sido criticado?

Monumento feito em homenagem ao ativista Martin Luther King foi alvo de críticas

Redação Publicado em 17/01/2023, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do monumento (à esqu.) e Martin Luther King (à dir.) - Reprodução/Vídeo/Youtube
Registro do monumento (à esqu.) e Martin Luther King (à dir.) - Reprodução/Vídeo/Youtube

No dia em que os EUA celebraram o que seria o aniversário de 94 anos de Martin Luther King Jr., um monumento que homenageia o ativista e sua esposa, Coretta Scott King, foi inaugurado nos EUA. Interpretação artística de uma foto do casal, a obra é chamada de 'The Embrace' e foi feita por Hank Willis Thomas. 

“Eu tinha visto muito trabalho nas imagens do Dr. King, mas percebi que não tinha focado e notado a forma como a intimidade estava presente no relacionamento [dos Kings] - a maneira como eles se olhavam e riam um do outro, caminhavam de mãos dadas e de braços dados”, disse o artista em entrevista ao The Art Newspapper. “Fiquei muito animado em vê-los se abraçando e abraçando… também, o orgulho e a alegria no rosto dela, e a alegria e quase uma sensação de alívio no rosto dele".

No entanto, nem todos interpretaram a mensagem por trás do monumento, que mostra dois braços entrelaçados e representa o casal que entrou para os livros de História. Algumas pessoas interpretaram uma conotação sexual, como apontado pela BBC Internacional.

"Horrível… como grande parte da arte moderna. Martin Luther King merecia um monumento melhor", escreveu um internauta. "Oh céus! Não, esta não é uma escultura de duas mãos sem corpo carregando um cocô gigante. Ou um homem preocupado enterrando a cabeça nas mãos. Na verdade, é um monumento particularmente ruim para Martin Luther King, inaugurado em Boston", publicou outro internauta em Tweet traduzido.

Seneca Scott, primo de Coretta disse que o monumento é um 'insulto' para a família do casal. "Dez milhões de dólares foram desperdiçados para criar uma homenagem masturbatória do metal aos meus lendários membros da família - uma das maiores famílias americanas de todos os tempos", escreveu o familiar num ensaio para a Compact Magazine.

Diante de tantas críticas, o filho do casal, Martin Luther King III, defendeu a obra e explicou o real significado da arte presente na homenagem. "Acho que é uma grande representação de unir as pessoas", disse ele para a CNN. "Acho que o artista fez um ótimo trabalho. Estou satisfeito". O filho mais velho do casal também diz que, embora escultura não apresente uma imagem dos pais, representa "algo que une as pessoas".

Martin Luther King III também enfatiza a importância do monumento no momento atual em que vivemos. "E nesta época, dia e idade, quando há tanta divisão, precisamos de símbolos que falem sobre nos unir", explicou ele.

Internautas também defenderam a obra. "Na sexta-feira, um novo monumento foi inaugurado em Boston Common chamado “The Embrace”, em homenagem a Martin Luther King Jr. e Coretta Scott King. Foi inspirado nesse abraço em 1964 depois que ele ganhou o Prêmio Nobel da Paz, e acho lindo", escreveu uma internauta.