Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Beatles

Por que Paul McCartney foi preso nos anos 80?

Durante turnê na Ásia ao lado da esposa, Linda, o ex-beatle Paul McCartney ficou preso por nove dias no Japão; mas por quê? Confira!

Éric Moreira Publicado em 24/03/2024, às 13h00 - Atualizado em 26/03/2024, às 19h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Linda e Paul McCartney em 1976, e o ex-beatle em 2005 - Domínio Público via Wikimedia Commons / Getty Images
Linda e Paul McCartney em 1976, e o ex-beatle em 2005 - Domínio Público via Wikimedia Commons / Getty Images

Na década de 1960, a indústria musical e o mundo presenciaram uma enorme transformação, depois do surgimento de uma banda que fez história. Os jovens John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr se uniram em Liverpool, no Reino Unido, e formaram os Beatles.

O quarteto de Liverpool rapidamente se tornou um sucesso, mas teve uma história breve, encerrando-se apenas 10 anos depois de sua formação, em 1970. Porém, suas letras sobre paz, amor e esperança no futuro seriam eternas.

+ O verdadeiro responsável pelo fim dos Beatles, segundo Paul McCartney

Por essas características das canções da banda, surpreende saber que algum deles já possa ter sido preso; exceto, bem, por uma razão específica. Foi exatamente por isso que, na década de 1980, o ex-baixista da banda, Paul McCartney, assustou muita gente ao ser preso no Japão. Confira!

Paul McCartney / Crédito: Getty Images

Susto no Japão

Um ano após o fim dos Beatles, em 1971, Paul e sua esposa, Linda, formaram a banda Paul McCartney and Wings. Em 1980, eles decidiram partir em uma turnê pela Ásia, que ficaria marcada por um incidente um tanto desagradável.

+ Por que Paul McCartney processou os Beatles há 54 anos?

Isso porque, quando o casal chegou na alfândega do aeroporto de Tóquio, no Japão, as autoridades locais apreenderam drogas com Paul. Vale mencionar que o Japão possui uma legislação de tolerância a drogas, tratando crimes do tipo com extrema seriedade; o que poderia ter feito o baixista ser sentenciado a até sete anos de prisão.

Na ocasião, os policiais encontraram com Paul uma quantidade aproximada de 226 gramas de maconha. Paul, logo em sequência, assegurou que tudo aquilo era para consumo próprio, e não comercialização ou distribuição pelo território japonês, segundo a Rolling Stone Brasil.

Mesmo com a justificativa, ele foi levado direto do aeroporto até uma prisão em Tóquio, e permaneceu preso por, felizmente, apenas nove dias. Então, foi liberado sem sofrer nenhuma grande punição. 

Lembrança 

Em 2004, em entrevista à UNCUT, Paul McCartney recordou o episódio no Japão com bom humor: "Estávamos indo ao Japão e sabia como não encontraria nada para fumar lá... Era muito bom para jogar fora, então pensei em levar comigo."

+ David Bowie: por que o 'camaleão do rock' foi preso em 1976?

Além disso, ele também contou à UNCUT que o policial que fez a apreensão na época parecia até mesmo mais envergonhado que ele próprio.

Paul McCartney em 2004 / Crédito: Getty Images

Vale mencionar que, logo após deixar a prisão, uma das punições que Paul sofreria seria a deportação do Japão. Ele só retornou ao país em 1990, desta vez para a The Paul McCartney World Tour. Este show, por sua vez, teve o dinheiro arrecadado doado para a caridade.