Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / David Bowie

David Bowie: por que o 'camaleão do rock' foi preso em 1976?

David Bowie foi preso em 1976 em um quarto de hotel em Nova York, nos Estados Unidos

Éric Moreira Publicado em 07/08/2022, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cantor David Bowie em entrevista após prisão, em 1976 - Divulgação/YouTube/News10NBC
Cantor David Bowie em entrevista após prisão, em 1976 - Divulgação/YouTube/News10NBC

David Bowie foi um músico britânico de muito sucesso, conhecido principalmente pelas canções 'Heroes', 'Starman' e 'Under Pressure', de 1977, 1972 e 1981, e teve seu pico de fama na década de 1980. Dotado de um estilo muito único na época, ele chegou a se tornar referência para outros artistas, e até mesmo ícone da cultura pop e da moda.

O também conhecido como 'camaleão do rock', no entanto, não ficou de fora de algumas polêmicas ao longo de sua vida. Além de sua sexualidade e forma como se vestia, que já eram elementos criticados pelos mais conservadores da época, em 1976 o cantor foi preso por um motivo já não muito surpreendente: em seu quarto de hotel, na cidade de Rochester, no interior de Nova York, nos Estados Unidos, ele foi acusado de portar drogas ilícitas.

David Bowie preso, na cidade de Rochester, em Nova York, Estados Unidos
David Bowie preso, na cidade de Rochester, em Nova York, Estados Unidos / Divulgação/YouTube/DavyV TV

Apreensão

Em março de 1976, David Bowie e o também músico Iggy Pop realizaram uma apresentação Community War Memorial, localizado na idade de Rochester, no interior de Nova York. Porém, logo após a apresentação — que havia sido um sucesso —, os artistas ainda tiveram a ideia de dar uma festa na suíte do hotel Flagship Americana, onde estavam hospedados.

No entanto, apesar de detalhes sobre a festa não terem sido revelados nem pelos artistas ou pelas autoridades na época, sabe-se que um tempo depois de ocorrida a celebração, quatro detetives invadiram o quarto.

Assim, naquele fatídico dia de 1976, David Bowie e Iggy Pop — além do segurança Dwain Vaughns — foram presos, acusados de portar cerca de 220 gramas de maconha, como informado pela Rolling Stone Brasil.

Fotografia de David Bowie e Iggy Pop
Fotografia de David Bowie e Iggy Pop / Divulgação/YouTube/Tim Chapple

Prisão e entrevistas

No entanto, apesar do susto na época, os artistas e o segurança passaram somente algumas horas presos, e foram libertados logo depois. Em entrevista, ainda, Bowie alegou que as drogas apreendidas não lhe pertenciam.

Tenho certeza de que [as drogas] não eram minhas. Não posso dizer muito mais, mas pertencia a outras pessoas que estavam lá", contou na época.

Ainda, em 2018 o escritor e diretor Matthew Ehlers teve acesso a arquivos do porão da estação de televisão WHEC-TV, da cidade de Rochester, e acabou encontrando um filme de 16mm com a entrevista de David Bowie no momento de sua apreensão. Confira:

Bowie já fumou maconha?

Em outra ocasião, ainda no ano de 1976, David Bowie deu uma entrevista à Playboy e lembrou de quando, na década de 1960, experimentou maconha pela primeira vez. Na ocasião, segundo o site Showbiz Cheatsheet, Bowie havia feito isso junto de John Paul Jones, conhecido baixista do Led Zeppelin, e o evento ocorreu muito antes da criação do nome artístico de Bowie, ou mesmo da formação da banda de rock.

Eu já tinha experimentado cocaína naquela época, mas nunca erva", contou Bowie na entrevista. Estávamos conversando [...] em algum lugar, e Jones me disse: 'Vem comigo e eu vou te mostrar a erva'. Pensei sobre isso e disse: 'Claro, vou experimentar.'"

O artista acrescentou também que entre os 13 e 14 anos já havia experimentado "várias pílulas", mas nunca maconha. Logo, continuou a história com o lendário baixista do Led Zeppelin:

Eu assisti maravilhado enquanto Jones bolava três baseados grandes. E ficamos chapados com todos", lembrou.

Logo após isso, John Paul Jones percebeu que um telefone tocava no prédio, e pediu para Bowie atender. No entanto, o 'camaleão do rock' se distraiu no meio do caminho:

Desci para atender o telefone e continuei andando pela rua", lembrou. "Fiquei intensamente fascinado com as rachaduras na calçada", e não voltou mais para a casa do amigo.

O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir