Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Família Real Britânica

Como funciona o mecanismo da linha de sucessão ao trono britânico?

Aos 74 anos, o rei Charles III será coroado neste sábado, 6

Redação Publicado em 21/07/2021, às 12h07 - Atualizado em 05/05/2023, às 10h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A família real britânica durante evento - Getty Images
A família real britânica durante evento - Getty Images

Em 14 de novembro de 1948 veio ao mundo o filho primogênito da então princesa Elizabeth e de seu marido, Philip: Charles Philip Arthur George. Em seus primeiros anos de vida, o nobre talvez ainda não sentisse a pressão de assumir o trono inglês.

Já que nessa época, seu avô, o rei George VI, estava no comando do trono, entretanto, tudo mudou na vida do pequeno Charles após a morte do monarca. Em 1952, sua mãe assumiu o cargo e se tornou rainha, no ano seguinte em 2 de junho de 1953, ele assistiu pessoalmente a coroação de Elizabeth II.

Desde então, Charles sabia que um dia — com a eventual morte de sua mãe — ele assumiria a Coroa. A rainha faleceu em setembro do ano passado, o que oficializou Charles como novo monarca. Mas, afinal de contas, como isso é determinado e por qual motivo ele teria sido ‘o escolhido’?

Rainha Elizabeth e Príncipe Charles na abertura do parlamento, em outubro de 2019 / Crédito: Getty Images

Regras antigas 

Como informou uma reportagem do jornal O Globo, basicamente, para entender como funciona o mecanismo da linha de sucessão ao trono britânico é vital compreender que a descendência é um fator dominante.

A regra oficial existe desde a Declaração de Direitos, de 1689, juntamente com o Decreto de Estabelecimento, de 1701. Sendo assim, a Coroa só pode ser herdada pelos filhos de um soberano por ordem de nascimento. Quando um rei ou rainha não têm filhos, a regra passa a valer para a linha colateral mais próxima, como irmãos.

Ou seja, a fila é sempre encabeçada pelo primogênito (a) de um monarca, e assim por diante. Charles, de 72 anos, é o primeiro filho da rainha e por isso será coroado neste sábado, 6.

Rainha Elizabeth II, príncipe Charles, príncipe William e príncipe George, na atual linha de sucessão ao trono / Crédito: Divulgação/Instagram/Ranald Mackechnie

Anteriormente, seus irmãos Andrew, Edward e Anne também tinham uma boa posição na fila para assumir o trono, contudo, com o nascimento dos filhos de Charles, os outros filhos da rainha estão cada vez mais distantes na linha de sucessão.

Já que depois do príncipe de Gales, o segundo na fila é seu filho mais velho com Lady Di, William, de 40 anos; seguido do primogênito do duque de Cambridge, fruto do relacionamento com Kate Middleton, George, de nove anos; a princesa Charlotte, de 8, e o príncipe Louis, 5.