Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Castelo Houska

Porta para o inferno e vida eterna: Veja as lendas por trás do Castelo Houska

O local, com fama de mal-assombrado, é palco de diversas lendas situadas em diferentes períodos históricos

Ingredi Brunato Publicado em 12/11/2023, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia aérea do Castelo Houska - Divulgação/ Wikimedia Commons/ Arquivo Pessoal/ Jan Sovka aka sovicka
Fotografia aérea do Castelo Houska - Divulgação/ Wikimedia Commons/ Arquivo Pessoal/ Jan Sovka aka sovicka

O Castelo Houska é uma enigmática fortaleza medieval em estilo gótico renascentista que foi construída no século 13 e acumula lendas assustadoras desde então. Com fama de mal-assombrada, a construção está situada no topo de um penhasco de difícil acesso na República Tcheca. 

O castelo foi encomendado pelo rei Otacar II da Boêmia, que queria usar o local como um centro administrativo do qual pudesse gerenciar seu reino. Os mitos populares, no entanto, afirmam que o forte tinha o objetivo de selar um poço localizado em meio às pedras. 

Porta para o inferno 

Conforme repercutiu o canal Discovery UK, a principal lenda que cerca o Castelo Houska diz respeito à sua origem e a esse poço misterioso — de onde supostamente saíam criaturas bestiais. O local era considerado como uma "porta para o inferno". 

Certa vez, na tentativa de provar que não existia nada de sobrenatural com a fenda no solo, um duque da região teria feito uma proposta a um jovem e saudável prisioneiro que estava previsto para ser enforcado: caso ele aceitasse descer no abismo para ver o que, de fato, existia dentro, seria livrado da execução. 

Conta a lenda que o rapaz aceitou, e, amarrado por cordas, começou a ser baixado na fossa. Após uma longa descida, no entanto, começou a gritar em desespero para ser trazido à superfície. Quando eles finalmente conseguiram puxar o prisioneiro, descobriram que ele parecia ter envelhecido várias décadas e já tinha cabelos brancos.

Além disso, o que quer que viu lá embaixo o deixou tão transtornado que ele acabou passando o restante da vida em um manicômio. Segundo conta a lenda, é depois disso que a fortaleza foi erguida, sendo construída bem em cima do poço para que ele fosse mantido fechado.  

Magia 

Outro mito centrado no Castelo Houska diz respeito a um mago que viveu em meio às paredes do forte medieval em meados de 1630, durante o século 17. Chamado de Oronto, o homem buscava produzir um elixir da vida eterna, e para alcançar a tão sonhada poção, não hesitava em usar de magia negra

Os rituais do mago, no entanto, assustaram os moradores da região, que decidiram assassinar Oronto. Ele teria morrido dentro da fortaleza, onde possivelmente acabou tendo seu desejo de viver para sempre realizado, mas na forma de um fantasma. 

Ocupado por nazistas 

Durante a Segunda Guerra Mundial, a extinta Tchecoslováquia foi tomada pelo exército alemão, e os generais nazistas supostamente nutriam um interesse especial pela tal porta do inferno. 

Por conta disso, a Wehrmacht (nome dado às Formas Armadas da Alemanha de Hitler) teria ocupado o Castelo Houska a fim de investigar melhor o local. Segundo registrado pelo All That Is Interesting, acredita-se que foram realizados uma série de experimentos ali. As conclusões alcançadas pelos nazistas, no entanto, são desconhecidas. 

Já atualmente, o Castelo Houska, que se encontra muito bem-preservado, é aberto para visitação de turistas, atraídos tanto pelo seu valor histórico quanto por seu passado místico.