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Matérias / Inglaterra

Primeiro metrô do mundo foi inaugurado antes mesmo da Proclamação da República no Brasil

No ano de 1863, foi inaugurada na Inglaterra a primeira linha de transporte subterrâneo do mundo, a Metropolitan Railway

Redação Publicado em 28/02/2021, às 10h00 - Atualizado em 13/11/2023, às 17h34

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Construção da ferrovia em 1861 - Wikimedia Commons
Construção da ferrovia em 1861 - Wikimedia Commons

Muitos episódios da linha do tempo histórica acabam confundindo a nossa percepção de tempo. Para se ter ideia, quando a Proclamação da República ocorreu no Brasil, no ano de 1889, os londrinos já contavam com uma linha de metrô. Isso mesmo!

Em 10 de janeiro de 1863, foi inaugurada a primeira linha de metrô do mundo, em Londres na Inglaterra. Naquele dia, cerca de 40 mil pessoas foram transportadas na nova locomotiva subterrânea.

Idealizada pelo político e advogado Charles Pearson, a linha possuía apenas 6,5 quilômetros de extensão e ligava a rua Farringdon à rua Paddington. Pequena, tinha apenas sete estações e podia ser percorrida de um extremo a outro em apenas 33 minutos.

Uma curiosidade interessante é que as locomotivas eram a vapor e, por esse motivo, os trens possuíam um tanque para onde iam os gases liberados. Os primeiros transportes elétricos só começariam a circular no início do século 20.

Charles Pearson, o fundador da primeira linha de metrô - Crédito: Wikimedia Commons

A necessidade 

Conforme repercutido pelo Opera Mundi, a partir do século 19, a capital da Inglaterra experimentou um enorme crescimento, tornando-se a maior cidade do mundo. Contudo, junto ao progresso e ao intenso aumento populacional, surgiu uma série de problemas estruturais. Os únicos meios de transporte eram as charretes puxadas por cavalos e os trens que funcionavam na superfície.

Foi então que, nos anos 1830, surgiu a ideia de construir um novo meio subterrâneo, que levaria os trabalhadores de suas casas até os locais de trabalho.

Porém devido à falta de iniciativa por parte do governo britânico, a ideia foi esquecida por vários anos, até que voltou a ser considerada na década de 1850. Foi então que Charles Pearson entrou em cena.

A linha do matrô antes de sua inauguração, em 1862 - Crédito: Divulgação

O Parlamento aprovou a construção da primeira linha de metrô no ano de 1854, contudo, às obras foram atrasadas devido a uma escassez de recursos. O projeto somente foi retomado após Pearson insistir que recursos fossem liberados para tal finalidade.

Construção

A Super Interessante repercute que as obras tiveram início no ano de 1860 e foram comandadas pelo engenheiro John Fowler. De início, eram abertos buracos que seguiam conforme a trajetória das ruas e tinham dez metros de largura e seis de profundidade. Contudo, não havia um método adequado de se realizar as construções, de modo que desabamentos não eram eventos raros.

Um dos primeiros trens elétricos experimentais, no ano de 1900 - Crédito: Wikimedia Commons

A situação começou a mudar quando, em 1866, foram incorporadas as inovadoras e grandes máquinas de escavação.

Quando os operários percebiam que as paredes do túnel estavam firmes, eles logo as revestiam com tijolos. Em seguida, colocavam vigas e arcos de ferro para fortalecer a estrutura que, depois, recebia uma nova camada de tijolos.

Depois que a primeira linha foi construída, não tardou muito para que uma grande malha ferroviária subterrânea surgisse em Londres. O sistema, que começou com apenas 6,5 quilômetros de extensão, hoje tem mais de 400.

Além disso, diversos outros países também passaram a adotar o metrô logo em seguida. No Brasil, no entanto, somente viria a chegar bem mais tarde, no ano de 1974.