Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Prisão e sofrimento: a saga de Sharbat Gula, a refugiada afegã de olhos verdes

A garota vivia em um campo de refugiados no Paquistão, quando foi abordada pelo fotógrafo Steve McCurry

Vanessa Centamori Publicado em 10/05/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sharbat Gula, a menina afegã - Wikimedia Commons
Sharbat Gula, a menina afegã - Wikimedia Commons

Em 1984, durante a invasão soviética no Afeganistão, uma menina refugiada afegã de 12 anos de idade, chamada Sharbat Gula, estava tendo aula dentro de uma escola religiosa islâmica para meninas, dentro do campo de refugiados Nasir Bagh, no Paquistão. 

A garota, junto de suas colegas, foi abordada por um homem chamado Steve McCurry, um fotojornalista estadunidense que trabalhava para a National Geographic. Ele aproveitou aquela rara oportunidade e fotografou as meninas enquanto elas estavam sem suas burcas (a lei afegã exigia o uso constante dessas vestes muçulmanas). 

Uma das imagens de Steve McCurry / Crédito: Divulgação/Youtube 

O resultado do trabalho das lentes habilidosas de McCurry foi surpreendente: a foto tirada de Sharbat Gula rodou o mundo e até hoje é uma das mais icônicas para explicar o conflito afegão e a situação dos refugiados.

Na imagem, os penetrantes olhos verdes da menina se destacam. Ela aparece envolta em um xale marrom esfarrapado, encarando profundamente quem a observa. Um ano depois, a expressão foi eternizada na capa da Revista National Geographic.

Reencontro

A imagem da menina afegã fez a carreira de McCurry. O fotógrafo, que arriscou a vida para atravessar a fronteira do Paquistão para o Afeganistão disfarçado em roupas nativas, ganhou fama e reconhecimento. A foto de Sharbat Gula foi publicada várias vezes pela Anistia Internacional e foi nomeada "a fotografia mais reconhecida" na história da revista onde o profissional trabalhava. 

Dezessete anos após a publicação da fotografia, McCurry foi junto de sua equipe da National Geographic Television & Film para procurar a menina afegã. O relato do reencontro entre ele e a garota foi publicado na matéria de capa da revista de abril de 2002, intitulada A Life Revealed.

Foi descoberto que Sharbat Gula não era orfã - ao contrário de informações falsas que haviam circulado, os pais dela não tinham morrido em um bombardeio. Ela disse que, quando tinha 8 anos de idade, a mãe morreu de apendicite. O pai, por sua vez, estava vivo quando se mudaram para o Paquistão.

Na época, a família vivia em uma tenda no campo de refugiados de Kacha Garahi. Antes de se obrigada a se mudar para lá, a afegã vivia em Kot, na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, quando as tropas soviéticas invadiram o local. "Havia uma guerra. Por isso fomos embora. Muita coisa foi destruída", afirmou a jovem, segundo a BBC. 

Steve McCurry, o fotógrafo da foto mais icônica da National Geographic / Crédito: Divulgação/Youtube 

Além disso, pela primeira vez, Gula revelou como se sentia quando a fotografia famosa foi tirada. E honestamente afirmou: estava brava. McCurry era um completo estranho, e não era bem-vindo para uma garota da cultura tradicional Pashtu. 

Quando o fotógrafo entrou na sala de aula em que a fegã estava, ele tinha solicitado à professora para instruír a menina a cooperar. Depois de ser obrigada a "deixá-lo fotografá-la... ela abaixou as mãos" - segundo McCurry - para descobrir o rosto.

A mulher, ao ver a foto tantos anos depois daquele episódio, sentiu vergonha dos buracos em seu xale vermelho. Ela disse que o havia queimado no fogão.

Sharbat Gula, refugiada afegã / Crédito: Divulgação/Youtube 

A menina dos olhos verdes se casou aos 13 anos de idade com Rahmat Gul, que morreu em 2012 de hepatite C, a mesma doença que matou a filha mais velha do casal dois anos depois. 

No dia 19 de outubro de 2016, Sharbat Gula foi presa aos 46 anos de idade no Paquistão por posse ilegal de um documento de identidade. Ela vivia até aquele momento no campo de refugiados e tinha adquirido uma identificação que, como uma cidadã afegã, não tinha permissão para portar. 

Gula era apenas mais uma entre os milhões de refugiados afegãos que conseguiram driblar o sistema informatizado do Paquistão. No país, a documentação supostamente fraudada pela mulher e outros inúmeros asilados permitia a compra de casas, abertura de contas bancárias e uma vida paquistanesa permanente. 

Ela usava a carteira de identidade falsa, inclusive, para que os filhos pudessem ir à escola e para que pudesse vender sua casa. A afegã queria vender o imóvel e voltar ao Afeganistão, com medo de ser presa, mas não deu tempo, pois sua casa foi invadida e ela foi detida. 

Em resposta à prisão da mulher dos olhos verdes, Steve McCurry, o fotógrafo, publicou em seu Instagram uma mensagem dizendo que a ajudaria. “Eu me comprometo a fazer todo o possível para enviá-la apoio legal e econômico para ela e sua família”, disse.

Foto de quando a refugiada foi presa / Crédito: Divulgação 

De volta ao Afeganistão 

A afegã ficou 15 dias na prisão e depois foi deportada para o Afeganistão. Longe ela estaria da vida tranquila que vivia antes. Em entrevista, Gula afirmou que estar na capa de uma revista reconhecida mundialmente a colocava na ocasião em risco de ser identificada por "afegãos conservadores que não acreditam que as mulheres devam aparecer na mídia".

Quando a refugiada chegou ao Afeganistão, foi recebida pelo presidente afegão, Ashraf Ghani, no palácio presidencial. O líder político prometeu apoio financeiro e disse que compraria uma casa para ela em Cabul.

Sharbat Gula e família / Crédito: Divulgação / Youtube 

A afegã não quis voltar a região onde vivia, pois Kot estava dominada por militantes ligados ao Estado Islâmico. Um dos irmãos da mulher fugiu, com medo da violência dos extremistas. 

Contexto

Refugiados afegãos como Sharbat Gula começaram a chegar no Paquistão durante a invasão soviética do Afeganistão. Crianças afegãs foram sendo criadas sem conhecer suas terras de origem.

A população afegã no Paquistão aumentava mesmo depois que as tropas russas saíram do país em 1989. Isso pois o Afeganistão entrou em uma guerra civil e ficava difìcil para os refugiados retornarem para casa.

Para completar, os afegãos sofriam e eram impopulares no Paquistão. Muitos paquistaneses os culpavam por diversos crimes, inclusive terrorismo. As ações contra os refugiados se intensificaram em 2014, quando 33 mil afegãos sem documentos atravessaram a fronteira e voltaram para sua terra natal, de acordo com a Organização Internacional de Imigração.

Os planos de Sharbat Gula, uma vez que voltou ao seu país de origem, segundo ela, eram melhorar de saúde (a mulher lutava contra hepatite C); dar uma vida feliz para seus filhos e abrir uma entidade de caridade ou um hospital para os mais pobres. "Quero que a paz volte e que as pessoas não fiquem desabrigadas. Espero que Deus conserte este país", desejou. 


+ Saiba mais sobre o tema por meio das obras a seguir:

O Afeganistão depois do Talibã: Onze histórias afegãs do 11 de Setembro e a década do terror, de Adriana Carranca (2011) - https://amzn.to/304oD3q

Eu sou Malala: A história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã, de Malala Yousafzai (2013) - https://amzn.to/2QDLb85

Meninos de Zinco, Svetlana Aleksiévitch (2020) - https://amzn.to/32Sm1GV

Calor Afegão: operações SAS no Afeganistão (eBook), Steve Stone (2018) - https://amzn.to/2wqafrt

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W