Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Prostituta e dona de bordel: Mattie Silks, a Rainha do Distrito da Luz Vermelha de Denver

Com apenas 19 anos Silks já era dona de seu primeiro prostíbulo e, ao longo de sua vida, ela se tornou referência no ramo do sexo

Fabio Previdelli Publicado em 16/04/2020, às 11h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de Mattie Silks - Wikimedia Commons
Retrato de Mattie Silks - Wikimedia Commons

O Denver Red Book era um minilivro de bolso para homens que buscavam um “guia confiável com opções de lazer” pela Market Street. Publicado, coincidentemente, pouco antes do Conclave Nacional de 1892 — que recebeu uma das maiores quantidades de pessoas vindas de fora da cidade na época — e da abertura do Brown Palace Hotel, o Red Book direcionava os visitantes para as melhores casas que ofereciam “boas-vindas cordiais a estranhos” e prometiam “todo o conforto que eles merecessem”.

Um desses lugares era bordel de Mattie Silks, uma prostituta que nasceu no condado de Fayette, na Pensilvânia e foi criada em Indiana. Seus primeiros trabalhos como profissional do sexo aconteceram no Texas e no Kansas, mas foi em Illinois que Silks se tornou dona de um bordel, em 1865, aos 19 anos de idade.

Rapidamente, ela se tornou uma das madames mais conhecidas no Oeste, com bordeis em Dodge City, Georgetown e em Denver, onde a demanda por mulheres era alta devido a febre do ouro no Colorado.

Na Market Street, seu negócio era visto com muito prestígio e Mattie era classificada como “uma excelente condutora de bordéis”.  Por lá, ela ficou por cerca de 40 anos, entre o final da década de 1870 — quando saiu pela primeira vez nas páginas do Denver Post ao ser presa por embriaguez — e 1915, quando as atividades foram “oficialmente encerradas”.

Desde seu início nesse ramo, Silks sempre se gabou por ser “sempre uma senhora, nunca uma das meninas”. Mais tarde, ela foi citada no livro Holladay Street, de Max Miller, por dizer a seguinte frase: “Entrei nessa vida por razões comerciais e por nenhum outro motivo. Era uma maneira de uma mulher naquela época ganhar dinheiro, e eu consegui... Eu nunca levei uma garota para minhas casas que não tivessem experiencias anteriores de vida com homens... elas vieram até mim pelo mesmo motivo que as contratei: porque havia dinheiro para todos nós”.

Seu primeiro bordel na Market Street foi comprado de Nellie French por 13 mil dólares e desde sempre ela sofreu com a forte concorrência de outros lugares. Inclusive, justamente por isso, Silks e outra dona de bordel, Kate Fulton, tiveram o primeiro duelo entre mulheres registrado em Denver.

Além da concorrência pelo público, elas também brigavam amorosamente pelo mesmo homem, Cortez Thomson, um empresário local. No dia do duelo, ambas erram seus alvos, mas o tiro dado por Mattie atingiu um espectador, que era ninguém menos que Thomson. Por sorte, o rapaz foi ferido levemente.

De 1877 a 1897, seu bordel foi o mais bem-sucedido em Denver. Silks era conhecida como a "Rainha do Distrito da Luz Vermelha de Denver", mas o posto foi ‘roubado’ por Jennie Rogers, que no ano seguinte abriu a House of Mirrors.

Jennie morreu em 1909, e Silks aproveito a morte da concorrente para comprar a House of Mirrors por 14 mil dólares, colocando seu nome em azulejo preto e branco no limiar do estabelecimento. A partir daí, ela começou a viajar e investir em imóveis, tornando-se uma mulher muito rica.

Mattie Silks morreu aos 83 anos, em 1929, por complicações devido a uma queda. Poucas pessoas compareceram ao seu funeral. Silks foi enterrada sob o nome de Martha Ready, ao lado de seu amante de longa data Cortez Thomson, no bloco 12 do lote 31 do cemitério de Fairmount, em Denver.


++ Saiba mais sobre o assunto por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Crônicas do Grande Bordel, de Lucius De Mello (Ebook) - https://amzn.to/2VxyoFp

Eny E O Último Grande Bordel Brasileiro, de Lucius Mello (2002) - https://amzn.to/2K8RRXz

Do Palácio ao Bordel: Crônicas e Segredos de um Jornalista Brasileiro em Londres, de Antonio Carlos Seidl (2018) - https://amzn.to/3coLvzg

A Casa da Luz: A História de um Bordel Típico de uma Pequena Cidade do Interior Nordestino, de Sebastião Cícero Pinheiro Gomes (Ebook) - https://amzn.to/2RIiJC6

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W