Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Chaves

Prótese? O que fazia as bochechas de 'Quico', do Chaves, ficarem inchadas

No ano de 2011, o intérprete do personagem, Carlos Villágran, revelou o segredo por trás do volume no rosto

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 02/03/2023, às 19h37 - Atualizado em 03/03/2023, às 00h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quico em episódio de 'Chaves' - Divulgação / Televisa
Quico em episódio de 'Chaves' - Divulgação / Televisa

O personagem Quico conquistou o coração dos latino-americanos com a exibição do seriado ‘El Chavo Del Ocho’, popularizado no Brasil como ‘Chaves’ pela transmissão no SBT. Apesar de mimado, suas sacadas bem humoradas e a tentativa de sempre sobrepor o protagonista da série com seu poder aquisitivo transformou as vivências da vizinhança em símbolos do humor no continente.

O filho da Dona Florinda, no entanto, ultrapassou a participação no seriado ao ser reinterpretado por seu ator, Carlos Villagrán, em diversas ocasiões — desde circos ao vivo por países de toda a América do Sul, até mesmo em produções audiovisuais do próprio Quico, como ¡Ah que Kiko!, que contava com o personagem como protagonista, mas sem obter o sucesso comercial que teve anteriormente.

Mesmo assim, as características marcantes do personagens foram eternizadas através da televisão, sendo retratadas inclusive na versão animada de Chaves; sempre com seu uniforme de marinheiro na cor preta com detalhes brancos e gravata vermelha, seus choro bizarro e tremido se soma ao imaginário popular junto de seus bordões.

Desde “gentalha!” até “você não vai com a minha cara”, as típicas frases proferidas por Quico eram acompanhadas de caretas e feições hilárias, chamando atenção pelas bochechas saltadas durante todas as retratações de Villagrán. Pouco usuais, as bochechas são um ponto a parte do personagem, devido a forma como foram desenvolvidas.

Bochechas grandes

Importante ponto de sua caracterização, as bochechas não apenas foram integradas como obrigatórias quando Carlos incorporou o personagem, mas outras reproduções, como no musical brasileiro ‘Chaves - Um Tributo Musical’, quando o ator brasileiro Diego Velloso teve de aprender a técnica para mantê-las grandes durante as apresentações ao vivo.

Se engana quem acredita que são frutos de maquiagem; o Quico não obtinha as bochechas grandes com próteses externas, como enxertos falsos de pele para dar volume sobre as maçãs do rosto. Carlos também não utilizava nenhum adereço dentro da boca, como algum tipo de objeto esférico entre os dentes.

O segredo por trás do inchaço foi revelado no ano de 2011, ao ser entrevistado no 'Programa do Ratinho'. Na ocasião, o apresentador Carlos Massa, ao tentar imitá-lo colocando os dedos por trás das bochechas, indagou: "Você coloca alguma coisa na boca?". Villagrán brincou respondendo que sim, mas mostrando um objeto invisível como parte de uma esquete.

Na verdade, o tal objeto é simplesmente uma simulação de uma bolha de ar; o ator desenvolveu uma técnica que isola o ar na parte interna da boca, pressionando as bochechas contra as gengivas.

Dessa forma, a parte central da boca fica livre para comunicação, mesmo que a tensão nas bochechas resulte em algum tipo de esforço e treino, que certamente o intérprete de Quico tira de letra ao interpretá-lo por cinco décadas. Veja a demonstração: