Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Rejuvenescimento

Rotina rígida e milhões investidos: O empresário que busca a fonte da juventude

O empresário americano Bryan Johnson alega desejar voltar a ter um corpo de 18 anos; confira!

Éric Moreira Publicado em 28/05/2023, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O empresário americano Bryan Johnson - Divulgação/Project Blueprint
O empresário americano Bryan Johnson - Divulgação/Project Blueprint

Ao longo da história da humanidade, diversas pessoas já se aventuraram em algumas jornadas que, hoje, sabemos não serem possíveis de se chegar a um objetivo, por mais geniais que fossem algumas das mentes por trás delas. Um exemplo é a pedra filosofal, amplamente referenciada em diversas obras de fantasia como um elemento capaz de trazer a vida eterna ao seu usuário e que, curiosamente, já foi buscada até mesmo por Isaac Newton.

No entanto, embora a vida eterna ainda não seja uma realidade, o empresário norte-americano Bryan Johnson está engajado em um projeto bastante ambicioso: encontrar a 'fonte da juventude'. Porém, em vez de uma simples fonte com água como a já vista em Pica-Pau, ele segue nesse objetivo tendo como maior aliada a ciência.

Com 45 anos, o multimilionário se define como sendo um "atleta profissional de rejuvenescimento". Ele investe altos valores todos os anos, vivendo em uma dieta vegana com duras restrições calóricas, bastante suplementação e cargas pesadas de exercícios e exames todos os dias, ele pretende voltar a ter um corpo como o de um jovem de 18 anos.

Alto investimento

De acordo com a Caras, a busca pela fonte da juventude de Bryan Johnson não é para qualquer um: além de muita força de vontade, o empresário precisou investir milhões de dólares, e é acompanhado diariamente por uma equipe de 30 médicos. Além do mais, segue a risca várias regras determinadas com base em estudos complexos.

Isso não é um hobby. Não estou pedindo para as pessoas fazerem o que eu faço, o que estou tentando mostrar é que é possível. Queria saber se a fonte da juventude está aqui e agora apenas escondida em milhares de publicações científicas e em um estilo de vida que permita adesão perfeita à ciência", contou em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo.

E os detalhes da regrada rotina de Johnson são todos compartilhados em um site criado com esse objetivo, que recebe o nome do projeto que ele adotou: Projeto Blueprint. De acordo com a fonte, ele não consome mais que 1.977 calorias por dia, sendo isso dividido em três refeições.

Além disso, recentemente foi alvo de polêmicas quando informou ter feito até mesmo transfusões sanguíneas com seu filho adolescente, com o intuito de parecer mais jovem.

Resultados

Por fim, Johnson ainda aponta que, embora muitos dos estudos em que seu projeto se baseiam não sejam 100% comprovados, seu novo estilo de vida vem lhe trazendo resultados promissores. Depois de dois anos seguindo todas as novas regras, ele teve sua idade biológica reduzida em pelo menos 5,1 anos, e seu ritmo de envelhecimento diminuiu em 28%.

Há algo interessante aqui sobre a fonte da juventude, talvez estejamos mais próximos [dela] do que pensávamos", refletiu.

Embora receba críticas de diversos especialistas de todo o mundo por adotar técnicas não comprovadas cientificamente, o que poderia representar um risco para sua saúde, o empresário reforça que seu projeto é inteiramente baseado em evidências: "Tudo é metodicamente pesquisado, cuidadosamente planejado e medido."