Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Espaço

Scott Kelly: O astronauta que se fantasiou de gorila no espaço

Vídeo de astronauta fantasiado de gorila na Estação Espacial Internacional viralizou entre internautas

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 17/01/2023, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O astronauta Scott Kelly fantasiado - Reprodução/Vídeo
O astronauta Scott Kelly fantasiado - Reprodução/Vídeo

Para muitos, o espaço e o estudo de astronomia é extremamente intrigante, devido a todas as possibilidades de descobertas a serem feitas em um universo grandemente inexplorado e, por isso mesmo, o sonho de várias crianças é de, quando crescerem, se tornarem astronautas. Porém, quando se descobre que missões espaciais consistem em passar meses, ou mesmo anos, fora do planeta, e interagindo constantemente com as mesmas poucas pessoas, a ideia parece menos tentadora e um pouco mais monótona.

Por isso, pensando em burlar toda a chatice que por vezes acomete a toda uma tripulação espacial, os astronautas — muitas vezes de países diferentes, o que dificulta um pouco mais a socialização — também recorrem à brincadeiras que, atreladas à gravidade zero, parecem ainda mais divertidas e até mesmo inusitadas, como colocar uma fantasia de gorila e assustar os companheiros. Pelo menos essa foi a ideia do norte-americano Scott Kelly.

O astronauta americano, Scott Kelly
O astronauta americano, Scott Kelly / Crédito: Getty Images

Brincadeira entre irmãos

Em 2016, o vídeo 'Gorila da Estação Espacial Internacional' rodou por toda a internet, tendo viralizado devido ao seu conteúdo inusitado. Nele, é possível ver um homem — Scott Kelly, sendo mais exato, que se aposentou no mesmo ano — utilizando uma fantasia de gorila e passeando pela ISS, até mesmo perseguindo um outro tripulante.

Segundo o próprio astronauta brincalhão, conforme repercutido pelo site Olhar Digital, a ideia de se vestir com uma fantasia de gorila sequer partiu dele mesmo, mas sim de seu irmão gêmeo, o também ex-astronauta, Mark Kelly. Tendo se aposentado bem antes de seu irmão, um dia Mark decidiu presentear Scott com o traje, e com uma simples e descontraída justificativa: "nunca vimos um gorila no espaço".

Os gêmeos Scott e Mark Kelly, respectivamente
Os gêmeos Scott e Mark Kelly, respectivamente / Crédito: Getty Images

Então, decidido em continuar com a brincadeira com o irmão, Mark selou a fantasia a vácuo e enviou-a para quem prometia levar itens da Terra para os astronautas na Estação Espacial Internacional. O que ele não contava, porém, era que a missão que enviaria o artefato teria um destino desastroso: era a fatídica missão do Falcon 9, da SpaceX, que explodiu em junho de 2015.

No entanto, decidido a realmente prosseguir com a brincadeira para com Scott, Marktentou enviar a fantasia novamente no ano seguinte e, desta vez, com sucesso. E foi assim que se iniciou uma nova etapa de brincadeiras, mas dessa vez fora do solo terráqueo.

O vídeo

Como aquele ano em que passou em missão espacial seria não só seu último como astronauta, mas o último trabalhando na NASA, Scott Kelly — que depois passou a se envolver um comitê que supervisiona empreitadas espaciais na Organização das Nações Unidas (ONU) — não quis deixar de fazer pegadinhas com seus colegas tripulantes. "No fim do meu ano no espaço, eu precisava de um pouco de humor", justificou em seu Twitter.

O momento em que o astronauta se fantasia de gorila /Reprodução/Vídeo

E foi assim que surgiu o famoso vídeo de 15 segundos em que Scott Kelly é visto fantasiado de gorila e perseguindo o colega britânico Tim Peake em gravidade zero. "É claro que o povo gostou", brincou o ex-astronauta posteriormente em seu Twitter. "Como alguém pode não gostar de um gorila no espaço?"

Tim Peake, o britânico fugindo do 'gorila' no vídeo, já sabia de toda a situação e apenas entrou na brincadeira de Scott. Porém, alguns outros tripulantes não sabiam exatamente de toda a situação, e isso resultou em algumas situações um pouco desconfortáveis.

Eu me escondi no dormitório de outro astronauta e, quando ele foi abrir a porta, eu pulei à frente dele, e depois eu fiquei meio preocupado de ter causado um infarto nele ou algo assim", narrou Scott Kelly em seu Twitter.

Vale mencionar também que a fantasia, porém, não foi utilizada somente em brincadeiras: outros vídeos do astronauta também foram gravados durante a missão, com Scott apresentando conteúdos educacionais, enquanto usa a fantasia, para crianças. Para ele, o recurso visual era bastante importante para chamar a atenção do público infantil.

Infelizmente, a fantasia de gorila foi para o lixo, logo depois que não tinha mais utilidade. "Eu não quero ser responsável por nenhum outro gorila no espaço", justificou Scott Kelly.