Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Teoria de Tudo

A Teoria de Tudo: 5 pontos que distanciam o filme da realidade

Em seu livro de memórias, a primeira esposa de Stephen Hawking falou sobre o casamento deles em detalhes — e nem tudo foi flores

Redação Publicado em 17/09/2023, às 09h00 - Atualizado em 11/01/2024, às 11h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme "A Teoria de Tudo" - Divulgação/ Universal Pictures
Cena do filme "A Teoria de Tudo" - Divulgação/ Universal Pictures

"Teoria de Tudo", o filme de 2014 baseado na vida do brilhante físicoStephen Hawking (1942 - 2018), foi um grande sucesso de bilheteria na época de seu lançamento. Embora o figura seja mais conhecida por suas contribuições à ciência, as principais temáticas da produção biográfica são sua debilitante doença degenerativa e seu romance com Jane Hawking, a mulher com quem teve um casamento de cerca de 30 anos. 

O longa-metragem, vale lembrar, foi aprovado pelo cientista, que o considerou "amplamente verdadeiro", e ressaltou que o ator Eddie Redmayne o "interpretou muito bem", conforme repercutiu o portal Metro. 

Ainda assim, é importante não esquecer que Hollywood nunca irá ser totalmente fiel à realidade, de forma que "Teoria de Tudo" possui algumas divergências com a verdadeira trajetória de Stephen e Jane.

Muitas delas podem ser identificadas, por exemplo, através da própria leitura do livro de memórias lançado pela mulher a respeito de seu casamento com o físico, cujo título em inglês é "Travelling to Infinity: My Life with Stephen" (Ou "Viajando ao Infinito: Minha vida com Stephen", em tradução livre). 


1. Família Hawking 

Na produção, os familiares do cientista são retratados como pessoas comuns e simpáticas. Na realidade, porém, os Hawking eram tão excêntricos quanto seu filho, além de serem inteligentes e eruditos, o que fazia com que tivessem uma atitude de egocentrismo. 

Que os Hawkings eram excêntricos, até mesmo estranhos, era bem sabido. O fato de serem indiferentes, convencidos da sua própria superioridade intelectual sobre o resto da raça humana, também foi amplamente reconhecido em St. Albans, onde eram vistos com suspeita e admiração", explicou Jane no livro citado, conforme repercutiu o Entertainment Weekly. 

2. O diagnóstico 

Outro detalhe relevante na adaptação é que a mulher ficou sabendo da doença de Stephen de maneira diferente daquela retratada pelo longa — em que já havia começado a namorar o físico quando um amigo dele revelou o diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Na realidade, porém, Jane havia acabado de começar a ter encontros com o futuro marido, e acabou ouvindo por acidente os amigos dele comentando sobre o fato. "Fiquei chocada. Eu tinha acabado de conhecer Stephen e, apesar de toda a sua excentricidade, gostei dele", lembrou.  


3. Crenças opostas 

Outro ponto importante onde a ficção divergiu da realidade foi na maneira como o casal lida com suas diferenças de opinião no quesito da espiritualidade. Jane é uma pessoa religiosa, enquanto Stephen preferia as explicações da ciência a respeito do Universo, sendo ateu

Essa questão chega a ser abordada no filme, mas nunca realmente se torna um problema para os dois. O livro de memórias da mulher, por sua vez, revela que essas visões conflitantes de mundo motivou diversas brigas entre eles, ainda de acordo com o Entertainment Weekly. 

Cena do filme "A Teoria de Tudo" / Crédito: Divulgação/ Universal Pictures 


4. Casa de campo 

Um dos momentos frustrantes de "A Teoria de Tudo" ocorre quando o casal viaja com os pais de Stephen Hawking para a casa de campo deles, e, chegando lá, descobre que precisa subir escadaria estreita para chegar no local.

Neste ponto da história, o físico infelizmente já está preso em uma cadeira de rodas por conta de sua doença degenerativa, e a percepção de que não vai conseguir ter acesso aos mesmos locais de antes é angustiante. 

Na realidade, porém, a situação foi ainda pior: segundo narrado por Jane, aquela casa de campo havia sido alugada recentemente pelos Hawking, e eles não contaram para o filho e sua parceira a respeito das escadas

Fiquei chateada e perplexa. Parecia que os Hawkings se consideravam livres de qualquer responsabilidade básica por Stephen", desabafou a norte-americana. 

5. Traição

Por fim, é necessário mencionar que o longa-metragem romantizou a relação do casal, deixando de retratar muitos dos problemas que os dois precisaram ultrapassar durante suas três décadas juntos. 

Um deles, aliás, teria sido a traição de Stephen, que acabou se divorciando de Jane em 1995 para se casar com uma enfermeira que havia cuidado dele por anos, Elaine Mason. Esse casamento, aliás, também acabou eventualmente, com a separação ocorrendo em 2006, o que não chega a acontecer durante a duração de "A Teoria de Tudo".