Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Adaptação

‘Toda Luz que Não Podemos Ver’: Veja as principais diferenças entre o livro e a série

A série estreou na Netflix no início de novembro, porém apresentou algumas divergências com a obra original

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 06/11/2023, às 18h01 - Atualizado em 08/11/2023, às 10h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens da série 'Toda Luz que Não Podemos Ver' - Divulgação / Netflix
Imagens da série 'Toda Luz que Não Podemos Ver' - Divulgação / Netflix

A adaptação do aclamado romance "Toda Luz que Não Podemos Ver", de Anthony Doerr, vencedor do Prêmio Pulitzer, provou ser uma tarefa complexa desde o início. O estilo lírico da obra, sua narrativa épica e a extensão temporal de décadas apresentaram desafios significativos na tentativa de transformá-lo em um filme de duas horas.

Assim, o diretor Shawn Levy e o escritor Steven Knight decidiram mudar a abordagem, criando uma minissérie ao invés de um filme. "A história é tão abrangente e é uma combinação interessante de narrativa íntima e cenário épico", compartilhou Levy com a Vanity Fair. "Tive a sensação de que duas horas nunca seriam suficientes para abraçar toda a beleza e profundidade desse romance”.

A série, disponível na Netflix desde 2 de novembro, mantém o foco na saga de Marie-Laure LeBlanc, interpretada pela estreante Aria Mia Loberti, uma garota cega que vive escondida na cidade ocupada de Saint-Malo, na França.

A sua história se conecta com a do soldado nazista Werner Pfennig, interpretado pelo sombrio Louis Hofmann, encarregado de rastrear transmissões ilegais para os nazistas. As trajetórias de ambos se entrelaçam quando Werner se apaixona pela voz da jovem que ele ouve em uma transmissão ilegal de rádio.

Aria Mia Loberti como Maurie-Laure LeBlanc - Crédito: Divulgação / Netflix

Ainda que com mais espaço para contar a história, adaptações sempre implicam em cortes e mudanças, principalmente adaptações literárias. Pensando nisso, separamos alguns pontos que foram modificados na trama para ser transformada em série. Confira:

Tramas ‘encurtadas’

Embora a série revele a história de Marie-Laure com seu pai em Paris e sua fuga para Saint-Malo, onde encontram abrigo com Etienne, a produção condensa a história de fundo de Werner de forma significativa, especialmente nos episódios dois e três.

Enquanto no livro detalhes de sua formação no instituto nazista e sua relação com um colega recruta chamado Fredrick são explorados, esses elementos acabaram abreviados na série.

Louis Hofmann como Werner - Crédito: Divulgação / Netflix

O enredo que envolve Fredrick, um jovem sensível e inteligente que convida Werner a visitar sua família rica durante um fim de semana, é uma das partes excluídas na série. Esta relação entre Werner e Fredrick desempenha um papel importante no desenvolvimento dos personagens no livro.

Personagens secundários

A série também limitou o papel de personagens secundários em comparação com o romance. No livro, Frank "o Gigante" Volkheimer, um colega de Werner no instituto nazista que se torna seu comandante na força-tarefa anti-rádio, desempenha um papel mais substancial, particularmente durante o cerco de Saint-Malo.

Embora, inicialmente, possa parecer um simples bruto musculoso, Frank "o Gigante" revela-se um personagem mais complexo, muitas vezes salvando a vida de Werner, mesmo quando isso significa desobedecer ordens nazistas.

Jutta (Luna Wetler), a irmã mais nova de Werner, que cresceu com ele no orfanato, tem sua história encurtada na série. Apesar de sua aparição no início da série, quando se preocupa com a partida de Werner para o instituto nazista, a série deixa de explorar sua história de forma mais aprofundada.

Luna Wetler como Jutta - Crédito: Divulgação / Netflix

No livro, a narrativa de Jutta continua até o final, revelando um episódio violento excluído na série. Além disso, a jovem não tem o encontro final com Marie-Laure que ocorre no livro, um elemento que difere da trama original.

Novas histórias

A adaptação introduziu vários novos personagens, com ênfase em um grupo de nazistas cuja presença foi projetada para acentuar a natureza maligna do partido nazista. Esses personagens incluem o capitão Mueller (Jakob Diehl) e Schmidt (Felix Kammerer), ambos representam ameaças ao desejo de Werner de proteger Marie-Laure.

Mueller traz Schmidt para trabalhar ao lado de Werner no rastreamento de transmissões de rádio, e Werner tenta esconder a descoberta da transmissão de Marie-Laure deles. No desfecho da série, Marie-Laure é quem atira fatalmente em von Rumpel, enquanto na versão original do livro, é Werner quem toma essa decisão.

Madame Manec

A personagem de Madame Manec, interpretada por Marion Bailey na série, passa por algumas modificações em relação à sua representação no romance. Enquanto no livro ela é apresentada como a governanta de Etienne, na série ela possui uma relação mais profunda com ele, sendo retratada como irmã.

Marion Bailey como Madame Manec - Crédito: Divulgação / Netflix

Em ambas as versões, ela desempenha um papel na resistência francesa, passando mensagens para as forças aliadas. No entanto, as circunstâncias de sua morte variam nas duas versões. Enquanto no livro ela morre de pneumonia, levando Etienne a se envolver na resistência, na série, ela sofre um ataque cardíaco.

A produção também diverge ao retratar a morte de Etienne, que sobrevive no romance, mas morre na série. Antes de falecer, ele pede a Werner que cuide de Marie-Laure.

Final da história

Na série, Reinhold von Rumpel, cuja saúde está debilitada, busca incansavelmente o Mar de Chamas, acreditando que a joia pode curá-lo. Tanto no livro quanto na série, ele finalmente chega ao esconderijo de Marie-Laure. No entanto, a série opta por alterar o desfecho em relação ao livro.

No romance, Werner é quem acaba com a vida de von Rumpel para proteger Marie-Laure, na série é a própria Marie-Laure quem atira nele no quarto episódio. A série também escolhe um caminho diferente para os destinos de Marie-Laure e Werner após a libertação de Saint-Malo pelas forças aliadas.

Tanto na série quanto no romance, eles decidem se separar, com Werner se rendendo aos Aliados. A série conclui com Marie-Laure jogando o Mar de Chamas no oceano, sugerindo um final mais esperançoso.

A produção já está disponível na Netflix. Confira o trailer oficial: