Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Netflix

Veja 6 curiosidades sobre a série da Netflix que relembra um dos maiores assaltos do Brasil

3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central foi lançada pela plataforma de streaming Netflix nesta quarta-feira, 16

Redação Publicado em 16/03/2022, às 10h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cenário da série '3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central' - Divulgação/ Netflix
Cenário da série '3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central' - Divulgação/ Netflix

A Netflix, lançou nesta quarta-feira, 16, a série documental 3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central, que relembra a história e a investigação de um dos maiores roubos do Brasil.

Pela primeira vez, o crime de proporções cinematográficas ocorrido em 2005, em Fortaleza, no Ceará, é tema de um documentário com depoimentos inéditos, inclusive de criminosos.

Pensando na estreia, confira 6 curiosidades sobre a nova produção da Netflix.

1. A estrutura

A estrutura em madeira, de três metros de altura por oito metros de extensão, foi revestida por várias camadas de terra batida e argila para ter o aspecto equivalente ao de um buraco embaixo da terra. 

2. Abertura nas laterais

Divulgação/ Netflix

O túnel tinha a possibilidade de aberturas nas laterais e em sua parte frontal para que a câmera acompanhasse a movimentação dos assaltantes na reencenação.

3. Sala da empresa

Acima dele, a três metros do chão, foi reconstruída parte da sala da empresa de fachada em Fortaleza, com piso de taco, assim como a original.

4. Em torno do túnel

A gravação em torno do túnel durou apenas um dia, enquanto a construção levou 15 dias com uma equipe de sete pessoas. 

5. Acervos

Uma equipe de oito pessoas trabalhou na reprodução dos objetos que fizeram parte do túnel originalmente, como garrafas de isotônico. Tiveram que buscá-las em acervos, por exemplo, já que, na época, elas eram de vidro. 

6. Notas antigas

Divulgação/ Netflix

Também foi necessário reproduzir o modelo antigo das notas de 50 reais, exatamente como as que foram roubadas na época. Muitas foram sujas com terra, já que, durante o processo de retirada do dinheiro pelo túnel, os ladrões perderam algumas notas em sua extensão.