Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Senna

Velório de Senna inspirou cena comovente de Homem de Ferro 3

Em 2013, roteirista de Homem de Ferro 3 revelou inspiração no velório de Ayrton Senna para cena do longa: "Uma pequena homenagem"

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 20/02/2024, às 16h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Senna (à esqu.) e o personagem Homem de Ferro (à dir.) - Getty Images e Divulgação
Senna (à esqu.) e o personagem Homem de Ferro (à dir.) - Getty Images e Divulgação

As manhãs de domingo jamais foram as mesmas depois daquele trágico 1º de maio de 1994. Até a sexta volta do GP de San Marino, Ayrton Senna liderava a prova e havia alcançado o melhor tempo do percurso. 

Acostumado a dar alegrias ao povo brasileiro, quem assistia à transmissão entrou em desespero por volta das 9h13 da manhã de Brasília (ou 14h13 no horário de Ímola). Senna havia perdido o controle do carro e bateu violentamente contra um muro na curva Tamburello. 

Momento do acidente de Ayrton Senna - Wikimedia Commons

Em poucas horas, a morte cerebral do piloto foi anunciada, colocando fim, após três corridas, ao sonho de Ayrton em pilotar pela Williams, mas o eternizando como um dos maiores ídolos do esporte. Seu velório comoveu milhares de pessoas e serviu de inspiração para cena memorável de filme da Marvel. Entenda!

+ GP de Ímola 1994: O final de semana mais triste da história da Fórmula 1

Adeus, Ayrton

O impacto do carro de Senna contra o muro da curva Tamburello foi tão grande que seu veículo quase retornou para a pista. Imediatamente após a batida, a bandeira vermelha foi erguida e uma equipe médica deslocada até o local — o atendimento para o piloto demorou dois minutos para chegar. 

Em primeiro momento, o mundo respirou aliviado quando uma câmera de TV flagrou Senna aparentemente mexendo levemente a cabeça; todos esperavam que aquilo seria um sinal de que estava tudo bem com o brasileiro. 

Mas o movimento fora causado por um profundo dano cerebral. Ainda no local, Sid Watkins, chefe da equipe médica da F1, constatou que Ayrton havia perdido massa encefálica e realizou uma traqueostomia em Senna, que sofreu uma parada cardíaca, como aponta o Grande Prêmio.  

Ele estava sereno. Eu levantei suas pálpebras e estava claro, por suas pupilas, que ele teve um ferimento maciço no cérebro. Nós o tiramos do cockpit e o pusemos no chão. Embora eu seja totalmente agnóstico, eu senti sua alma partir nesse momento", declarou Watkins mais tarde, como mostra matéria da Gazeta Esportiva. 
Equipe de resgate socorrendo Ayrton / Crédito: Getty Images

Em seguida, um helicóptero levou o piloto até o Hospital Maggiore de Bolonha, onde ele ainda recebeu uma transfusão sanguínea antes de ter sua morte anunciada. O corpo de Senna só deixou a Itália após três dias, quando o brasileiro foi transportado para Guarulhos, em São Paulo. 

+ As memórias de Galisteu sobre o acidente de Senna: “Na minha cabeça, ele iria morrer de velhice”

Ayrton Senna foi transportado em um carro dos bombeiros até a Assembleia Legislativa, um percurso de cerca de 30 quilômetros entre o aeroporto e o local do velório. Conforme recorda O Globo, o governo brasileiro decretou luto oficial de três dias e também concedeu ao ídolo brasileiro a honras de chefe de Estado, com a característica salva de tiros. 

Após o velório que durou aproximadamente 24 horas, o cortejo final da Assembleia Legislativa até o Cemitério do Morumbi, onde Senna foi sepultado — no jazigo 11, quadra 15, setor 7 —, cerca de dois milhões de pessoas foram às ruas para despedir-se de Ayrton

Inspiração no cinema

Em 2013, a estreia de 'Homem de Ferro 3' rendeu mais de 1,2 bilhões de dólares em todo o mundo para a Marvel. Continuação de 'Homem de Ferro' (2008) e 'Homem de Ferro 2' (2010), o longa se inspirou no velório de Senna para uma comovente cena. 

No filme em questão, Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) acredita que Tony Stark (Robert Downey Jr.) está morto após o falso Mandarim atacar a luxuosa mansão do Homem de Ferro. Assim, Potts organiza o funeral do herói. 

Cena do velório de Senna em montagem com cena de Home de Ferro 3 /Reprodução/Divulgação

Em 2013, o roteirista Drew Pearce revelou em seu Twitter, atual X, que um momento do filme foi inspirado no último adeus de Ayrton Senna: quando Pepper segura o capacete do Homem de Ferro e o encosta sua cabeça — gesto que havia sido feito por Viviane Senna, irmã de Ayrton, em seu funeral. 

"Fato sombrio de Homem de Ferro 3. Pepper segurando o capacete próximo à sua cabeça é inspirada na imagem da mulher de Ayrton Senna [Pearce se equivoca ao confundir Viviane como companheira do piloto] fazendo o mesmo no funeral, como pode ser visto no espetacular documentário 'Senna', sobre este brilhante e inspirador piloto", declarou.

Uma pequena homenagem, mas significativa, eu espero. Senna foi incrível. Dignamente um herói nacional. O documentário deveria ser exibido em escolas em todo o mundo", finalizou.