Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Vídeo: Valdirene Ambiel, a arqueóloga que analisou os restos mortais de D. Pedro I e suas esposas

Conheça fatos que já marcaram a carreira de Ambiel, uma das homenageadas do prêmio 'Descobertas do Ano'

Redação Publicado em 11/07/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da arqueóloga Valdirene Ambiel - Divulgação/ Matheus Barbosa do Santos
Fotografia da arqueóloga Valdirene Ambiel - Divulgação/ Matheus Barbosa do Santos

O amor pela arqueologia e História sempre esteve presente na vida de Valdirene Ambiel. Desde pequena, encontrou uma maneira interessante de nutrir o seu amor pelo conhecimento.

 “Conforme eu crescia, o interesse pela história e arqueologia cresciam”, explica a estudiosa em entrevista exclusiva ao site Aventuras na História. “Eu passei a acompanhar documentários, ler livros e conferir, mesmo que fossem romances, se os fatos apresentados condiziam com a época histórica apontada”.

Mergulhando de cabeça na área, Ambiel se tornou uma das mais ilustres pesquisadoras do país. Além de participar da restauração restauro do Quartel da Luz, e a identificação, preservação e acondicionamento dos remanescentes humanos de Francisco Adolfo de Varnhagen.

Valdirene cravou seu nome na história brasileira ao analisar os restos mortais de D. Pedro I e suas duas mulheres, D. Leopoldina e D. Amélia.

“Todo pesquisador tem um estudo ao qual possui um maior tempo para se dedicar por vários motivos. Este é o caso do meu trabalho com os primeiros imperadores do Brasil: D. Pedro I, D. Leopoldina e D. Amélia. Eles são meu objeto de pesquisa desde 2007”, explica Valdirene ao lembrar a experiência “maravilhosa”.

Valdirene com o crânio de D. Pedro I / Crédito: Divulgação/ Maurício Paiva

Diante de sua colaboração de suma importância na história do país, Valdirene é uma das homenageadas do prêmio ‘Descobertas do Ano’.

Desenvolvida pelo site Aventuras na História, a premiação comemora os 18 anos da marca no mercado editorial do país ao celebrar a carreira de quem investiga o passado, o presente e o futuro. Até o momento, você pode votar nas categorias ‘Historiador do ano’; ‘Escritor de destaque’; ‘Canal favorito no Youtube’; ‘Melhor filme baseado em fatos’;  ‘Melhor série baseada em fatos’.

No vídeo abaixo, você confere fatos que marcaram a carreira de Valdirene Ambiel.