Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Estados Unidos

Obras do Centro Presidencial Obama são interrompidas após achado de símbolo racista

O local deve receber um museu, salas de aula e atividades ligadas aos princípios do primeiro presidente negro dos Estados Unidos

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 12/11/2022, às 12h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Barack Obama, em 2015 - Getty Images
Barack Obama, em 2015 - Getty Images

A construção do chamado Centro Presidencial Barack Obama, cujo terreno das obras está localizado em Chicago, nos Estados Unidos, foi interrompida na última sexta-feira, 11. O motivo teria sido a descoberta de uma forca, provavelmente deixada no local durante a madrugada, quando não havia trabalhadores, sendo um símbolo de violência racial no país.

A Lakeside Alliance, uma aliança de empresários afro-americanos que investem no projeto, anunciou a interrupção para investigar a origem do artefato: "Estamos horrorizados de que isto tenha acontecido em nosso projeto e oferecemos 100 mil dólares de recompensa para encontrar o ou os responsáveis", comunicou.

A corda em forma de forca é uma referência aos linchamentos de negros durante o final do século 19 e início do século 20 no país, quando a segregação ainda era declarada. O local da construção, no entanto, é no bairro onde Obama, primeiro presidente negro dos EUA, iniciou sua jornada política.

Centro presidencial

O local receberá um museu dedicado à carreira do ex-ocupante do cargo máximo do país com uma biblioteca, salas de auta, quadras e até área para jogos. Está sendo executado desde agosto do ano passado, às margens do lago Michigan, no bairro pobre de South Side, onde o político começou sua carreira como ativista e conheceu Michelle, que posteriormente seria sua primeira-dama.