Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Brasil / Revista

Aventuras na História lança uma edição temática sobre os 200 anos de independência do Brasil

Redação Publicado em 26/08/2022, às 15h33 - Atualizado em 03/10/2022, às 15h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa da edição temática: Brasil, 200 anos de independência - - (Divulgação: Aventuras na História)
Capa da edição temática: Brasil, 200 anos de independência - - (Divulgação: Aventuras na História)

Há 200 anos, no mais fatídico dia deste país, os 24 mil habitantes da pequena São Paulo paravam para ver dom Pedro I chegar de uma extensa viagem que ficou famosa pela diarreia que o futuro imperador teve. No entanto, pouco se sabe o que de fato aconteceu ao longo dos mais de 1400 quilômetros da via que decidiu o destino do Brasil, levando-o à libertação de Portugal. Qual foi o trajeto? Quem acompanhou o então príncipe regente? Como ele se comportou e quais eram seus desafios? Essas e outras questões são tema da capa desta edição de AVENTURAS NA HISTÓRIA.

Escrita pelo historiador Rodrigo Trespach, que também assina o livro Às Margens do Ipiranga, recém-lançado pela editora Citadel, parceira do Grupo Perfil, a reportagem indica aspectos esquecidos ou pouco explorados da viagem mais importante da história brasileira.

A edição temática sobre o bicentenário da nossa Independência também traz uma entrevista com o escritor e pesquisador, Paulo Rezzutti, e mostra as principais batalhas entre o povo brasileiro e os portugueses – muitas de maneira sangrenta, contrariando o senso comum de que a Independência aconteceu de forma pacífica. São episódios como esses, aliás, que revelam biografias fundamentais para o nosso desenlace com Portugal e para a construção da nossa história, feito dia a dia, ao longo da via e das nossas vidas.

Já nas bancas de todo o país e também nas bancas digitais!