Brasil » Brasil

Meteoro é visto em diversas cidades da Bahia: "Bola de fogo no céu", declararam moradores

Na última segunda-feira, 26, avistamento de corpo luminoso chamou a atenção de diversos moradores da região. Confira o vídeo!

Fabio Previdelli Publicado em 28/10/2020, às 11h17

Meteoro visto na Bahia
Meteoro visto na Bahia - Divulgação/ Youtube/ Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon)

Na noite da última segunda-feira, 26, diversos moradores das cidades baianas de Ipirá, Itaberaba e Ituberá relataram uma enorme “bola de fogo no céu”. O episódio, que causou grande repercussão na região, se tratava de um meteoro

Segundo relato de moradores locais, o objeto foi visto cruzando o céu por volta das 21h35. "Primeiro, sentimos um estrondo muito forte, seguido de um tremor. Estava na cozinha e os armários chacoalharam. Logo, todos estavam na rua se perguntando o que havia acontecido. Os grupos de WhatsApp lotaram de relatos de um clarão no céu, uma bola de fogo que o cortava e esse tremor forte em Ituberá e região. Cinco minutos depois já sabíamos que um objeto não identificado havia caído do céu entre o mar de Pratigi e Morro de São Paulo", conta o produtor cultural Roberlan Araújo em entrevista ao G1

Segundo uma análise feita pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), a ‘bola de fogo’ teve "trajetória predominantemente de leste para oeste, surgindo às 21:29 (horário de Brasília), aproximadamente 52 km acima do município de Taperoá e seguindo até cerca de 10 km de altitude sobre o município de Burietá, na Bahia". 

Apesar da surpresa, a aparição do corpo luminoso é algo esporádico. No último dia 19 desse mês, por exemplo, um evento com características similares foi registrado na Bahia, Sergipe, Paraíba, Ceará e Pernambuco. 

O espetáculo, inclusive, pode ser relatado outras vezes até o início do próximo mês, já que a chuva de meteoros Orionids, que é o resultado dos detritos deixados pelo cometa Halley, deverão permanecer ativos por aqui até o dia 7 de novembro.