Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Cultura

Direitos violados: 7 obras fundamentais sobre a crise dos refugiados

Conheça a realidade de pessoas que foram obrigadas a abandonar seus países por causa de conflitos internos

Redação Publicado em 20/02/2024, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Amazon
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Amazon

O termo refugiado é designado à todas as pessoas que são obrigadas a deixar seus países de origem por temores de perseguição à sua raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um grupo social ou opinião política. Por conta de graves violações aos direitos humanos, o indivíduo se vê obrigado a buscar abrigo em outros países.

Para ajudar a compreender esta realidade, selecionamos sete obras fundamentais que retratam a vida dos refugiados ao redor do mundo. Confira abaixo os melhores livros disponíveis na Amazon:  

1. Refugiados: A Última Fronteira: Todos nós deveríamos poder mudar seguindo o vento e o coração, de Kate Evans (2018) - https://amzn.to/3fo0OtI

Com caráter jornalístico e em formato de graphic novel, este livro examina a crise dos refugiados dentro de diversos aspectos sociais, políticos e econômicos. Por meio de uma linguagem atemporal, esta obra trata, ainda, de um emocionante relato pessoal de Myriam Rawick. 

Crédito: Divulgação / Amazon


2. Imigrantes ou Refugiados: Tecnologias de Controle e as Fronteiras, de Denise F. Jardim (2017) - https://amzn.to/2Y7MFLl

Neste volume, há uma importante análise histórica dos documentos de identidade, passaportes e outros arquivos que marcam a individualidade, os direitos e os deveres das pessoas dentro de uma determinada nação. Portanto, esta obra de Denise Jardim conduz o leitor para o pensamento crítico do fenômeno contemporâneo da migração transnacional.

Crédito: Divulgação / Amazon


3. Direitos Humanos e Refugiados, de Viviane Mozine Rodrigues (2016) - https://amzn.to/37zoqJf


4. Migração e intolerância, de Umberto Eco (2020) - https://amzn.to/2Y7MXSr

Sendo um guia fundamental para compreender os processos civilizatórios e a crise dos refugiados, este livro reúne quatro ensaios fundamentais sobre os anseios dos fenômenos migratórios. Além disso, a pesquisa explicita as nuances entre o fundamentalismo, integrismo, racismo e intolerância, denunciando o preconceito contra os refugiados. 

Crédito: Divulgação / Amazon


5. Estranhos à nossa porta, de Zygmunt Bauman (2017) - https://amzn.to/2YGI7dR

Considerado um dos maiores sociólogos da pós-modernidade, Zygmunt Bauman explica como líderes mundiais exploram os temores e anseios daqueles que se encontram em situações de vulnerabilidade. Por meio de uma análise detalhada, o autor apresenta soluções e reflexões para combater a crise dos refugiados pelo mundo. 

Crédito: Divulgação / Amazon


6. O Diário de Myriam, de Phlilippe Lobjois (2020) - https://amzn.to/44b4GHs

A obra retrata a realidade daqueles que vivem em um país devastado pela guerra civil, principalmente das crianças. No livro acompanhamos a história pelo ponto de vista de Myriam Rawick, que tinha seis anos de idade quando um conflito armado atingiu a Síria que, infelizmente, permanece até os dias de hoje.

Divulgação / Amazon
Divulgação / Amazon

7. A odisseia de Hakim Vol. 1 - Da Síria à Turquia, de Fabien Toulmé (2020) - https://amzn.to/48tEGJs

A narrativa verídica de Hakim, um jovem sírio que viu-se obrigado a abandonar todos os aspectos de sua vida: família, amigos, negócios e país. Transformando-se em um "refugiado", sua decisão foi motivada pela eclosão da guerra, pelos tormentos sofridos e pela perspectiva de um futuro mais seguro no país vizinho. Este relato impactante e tocante oferece uma reflexão sobre a experiência humana em um mundo que, por vezes, carece de humanidade.

Divulgação / Amazon
Divulgação / Amazon

+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Refugiados: A Última Fronteira: Todos nós deveríamos poder mudar seguindo o vento e o coração, de Kate Evans (2018) - https://amzn.to/3fo0OtI

Imigrantes ou Refugiados: Tecnologias de Controle e as Fronteiras, de Denise F. Jardim (2017) - https://amzn.to/2Y7MFLl

Direitos Humanos e Refugiados, de Viviane Mozine Rodrigues (2016) - https://amzn.to/37zoqJf

Migração e intolerância, de Umberto Eco (2020) - https://amzn.to/2Y7MXSr

Estranhos à nossa porta, de Zygmunt Bauman (2017) - https://amzn.to/2YGI7dR

O Diário de Myriam, de Phlilippe Lobjois (2020) - https://amzn.to/44b4GHs

A odisseia de Hakim Vol. 1 - Da Síria à Turquia, de Fabien Toulmé (2020) - https://amzn.to/48tEGJs

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W