Vitrine » Curiosidades

De Amityville ao Edifício Joelma: 10 atrações turísticas macabras

Cenários de crimes e com fenômenos sobrenaturais são alguns dos destinos preferidos entre os turistas. Confira!

Victória Gearini Publicado em 29/01/2020, às 21h30

Casa do massacre de Amityville, nos Estados Unidos
Casa do massacre de Amityville, nos Estados Unidos - Getty Images

1. A Casa Amityville, Estados Unidos

Localizada em Amityville, em Nova York, esta casa serviu de inspiração para diversas obras literárias e cinematográficas. Em 14 de novembro de 1974, Ronald DeFeo, na época com 23 anos, assassinou a sangue frio seus pais e quatro irmãos.

Crédito: Getty Images

 

Após ser benzida por um padre, um ano depois do crime, a casa foi vendida para George e Kathy Lutz e seus quatro filhos. A família ficou pouco tempo no local, pois logo começaram a presenciar fenômenos sobrenaturais, mas muitos acreditam que foi uma estratégia de marketing do casal. Atualmente, a propriedade que inspirou diversos filmes e livros atrai turistas do mundo todo.


2. Castelo de Edimburgo, Escócia

Construído na Escócia no século 12, inicialmente como uma fortaleza militar, este castelo foi palco de massacres e execuções de milhares de pessoas. Em 2001, uma equipe de investigadores paranormais relatou que o local está repleto de eventos sobrenaturais.  

Crédito: Getty Images

 

Com mais de 900 anos de tradição, o local virou atração turística para aqueles que procuram por experiências fantasmagóricas. Por meio de passeios guiados, é possível visitar masmorras e passagens subterrâneas.


3. Penitenciária Estadual da Filadélfia, Estados Unidos

Conhecida por ser a primeira prisão a possuir uma solitária, a Penitenciária Estadual Oriental, na Filadélfia (EUA), foi criada em 1829. Durante anos, o local abrigou criminosos perigosos, como Al Capone, mas foi fechada em 1970 após denúncias de torturas.

Crédito: Getty Images

 

Atualmente, o local virou um museu e recebe visitações públicas, que alegam ouvir ruídos vindo das celas, principalmente da número 12, onde há relatos de risadas fantasmagóricas.  


4. Mansão Winchester, Estados Unidos

Considerada um dos lugares mais assombrados do mundo, a mansão Winchester foi construída por Sarah Winchester, logo após a morte de seu marido (herdeiro do famoso rifle Winchester) e seu filho. Devastada com as mortes em sua família, a viúva consultou um vidente que lhe disse que seus parentes foram mortos pelos espíritos daqueles que perderam suas vidas por causa das armas Winchester.

Crédito: Getty Images

 

Diz a lenda que o vidente aconselhou Sarah a construir uma casa para abrigar as almas atormentadas, e assim a mulher fez até o final de sua vida. O local, que possui mais de 160 quartos, hoje é uma das maiores atrações turísticas do país, e conta com uma longa fila de espera para os visitantes.


5. Hospital psiquiátrico de Aradale, Austrália

Crédito: Wikimedia Commons

 

Localizado na região de Victoria, na Austrália, o Hospital psiquiátrico de Aradale foi palco para diversos experimentos e atrocidades cometidas contra internos. O local funcionou como manicômio por mais de 120 anos, e hoje recebe turistas periodicamente - e muitos acreditam que encontrarão aparições sobrenaturais.


6. Edifício Joelma, Brasil

Localizado em São Paulo, o Edifício Joelma já foi palco de diversas tragédias, o que o tornou um dos lugares mais assombrados do mundo. Em 1º de fevereiro de 1974, o local pegou fogo misteriosamente, deixando centenas de pessoas mortas e outras gravemente feridas. Antes disso, o professor Paulo Camargo assassinou sua mãe e irmãs no local, suicidando-se antes de ser descoberto.

Crédito: Getty Images

 

Voltando um pouco antes na história, o edifício foi construído sob um pelourinho. Assim, a história macabra do local virou atração turística na capital de São Paulo. Atualmente, o prédio abriga salas comerciais.


7. Ilha de Poveglia, Itália

Entre os séculos 18 e 20, a ilha de Poveglia, localizada na Itália, serviu como lar para pessoas com doenças contagiosas e mais tarde abrigou um manicômio. Segundo lendas locais, um médico se matou no local, após alegar ser perseguido pelos espíritos de seus pacientes.

Crédito: Getty Images

 

Hoje em dia, a região virou ponto turístico. Por meio de passeios de barcos, é possível observar construções arquitetônicas memoráveis, além de escutar relatos fantasmagóricos.


8. Fairmont Banff Springs Hotel, Canadá

Crédito: Wikimedia Commons

 

Localizado na cidade de Banff, no Canadá, o Hotel Fairmont Banff Springs coleciona histórias sobrenaturais que remontam o século 19. Segundo relatos, há aparições do espírito de uma mulher, que morreu enquanto estava vestida de noiva. Embora as lendas que cercam o Fairmont Banff Springs, o hotel é um dos mais concorridos da região e possui uma longa fila de espera.


9. Castelo de Wolfsegg, Alemanha

Crédito: Wikimedia Commons

 

Construído no século 13, o Castelo de Wolfsegg, em Bavária, na Alemanha, abriga uma das lendas mais insólitas da região. Segundo o site oficial desta construção medieval, o local é habitado pela alma da Dama Braca, uma mulher que teria sido morta pelo seu marido após supostamente ter o traído.


10. Castelinho da Rua Apa, Brasil

Construído em 1912, na região de São Paulo, o Castelinho da Rua Apa foi palco para uma tragédia familiar durante a década de 30. A família Dos Reis, proprietária do local, foi encontrada morta com perfurações de tiros. O crime nunca foi solucionado e o assassino não foi encontrado. Diante disso, o local foi tombado como patrimônio histórico, em 2004.

Crédito: Wikimedia Commons

 

Atualmente, o local está sob a supervisão da ONG Clube das Mães do Brasil e possui grande valor histórico e cultural na região. Além disso, é considerado um dos lugares mais assombrados do país.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras:

1. Amityville, de Jan Anson (2016) - https://amzn.to/2uMbJes

2. Inglaterra, Escócia e País de Gales. Guia Estradas, de Vários Autores (2012) - https://amzn.to/37yTpUO

3. O Espírito de Filadélfia. A Justiça Social Diante do Mercado Total, de Alain Supiot (2014) - https://amzn.to/2UhWGnV

4. Sarah Winchester, My Neighbor (Edição Inglês), de Jim Fitzgerald e Edith Daley (2018) - https://amzn.to/390if0n

5. Austrália. Guia Visual, de Vários Autores (1999) - https://amzn.to/2GwejrO

6. Vozes do Joelma: Os gritos que não foram ouvidos, de Marcos Debrito, Marcus Barcelos, Rodrigo de Oliveira, Victor Bonini e Tiago Toy (2019) - https://amzn.to/2Op9XY3

7. Poveglia - A Ilha dos Mortos, de M. B. Calligaris - https://amzn.to/2Gxw9Ld

8. Guia Visual Canada, de Vários Autores (2000) - https://amzn.to/2Gzf5V0

9. Alemanha. Guia Visual, de Vários Autores (2002) - https://amzn.to/2u09zIj

10. Castelo da Rua Apa: O Mistério Continua, de Yves Thorn (2016) - https://amzn.to/2uEEVEv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.