Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Entretenimento

Geek Love: o insólito livro que inspirou o Lollapalooza

O clássico moderno de Katherine Dunn conta a história de um verdadeiro circo dos horrores

Victória Gearini Publicado em 25/01/2020, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Festival Lollapalooza, em 1996 - Getty Images
Festival Lollapalooza, em 1996 - Getty Images

Um dos maiores festivais de música alternativa, o Lollapalooza, foi criado orginalmente em 1991. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que o evento tem uma origem bem insólita, inspirada no livro Geek Love, de Katherine Dunn.

Lançada originalmente em 1989, a obra GEEK LOVE conta a história da família fictícia Binewski. A trama começa com os Binewski viajando pelos Estados Unidos fazendo shows itinerantes. Com o objetivo de ficar rica, a estranha família decide tomar substâncias tóxicas e radioativas para terem filhos excepcionais e que pudessem expor em apresentações.

Festival Lollapalooza / Crédito: Wikimedia Commons

Assim, o casal teve Elly e Iphy, as gêmeas siamesas, Oly, uma anã albina e corcunda, Arturo com nadadeiras no lugar dos membros e Chick dotado de poderes tele cinéticos. Suas habilidades especiais foram motivos para serem expostos no circo dos horrores.

Embora a história seja fictícia, esta obra é considerada um marco na cultura pop, por isso inspirou a edição original do festival Lollapalooza. O objetivo da escritora Katherine Dunn era questionar padrões da sociedade, ou seja, o que é bizarro e normal, belo e feio, sagrado e obsceno.

Lançada no Brasil, em 2018, pela Editora DarkSide, a obra resgata o verdadeiro significado da palavra geek: um artista de circo ou de festival, que apresenta uma performance feroz e psicótica.


+Saiba mais sobre esta e outras obras relacionadas:

1. Geek Love: Todos nós temos um lado freakshow, de Katherine Dunn (2018) - https://amzn.to/2r9Z3wC

2. O Colecionador, de John Fowles (2018) - https://amzn.to/35T5ELj

3. Chronos: Viajantes do Tempo: Somos todos reféns do tempo, de Rysa Walker (2017) - https://amzn.to/2EHTnwU

4. A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões, de Louise Neill (2019) - https://amzn.to/2sNe2xb

5. A Menina Submersa - Memórias: Um caso de amor para toda vida, de Caitlin R. Kiernan (2015) - https://amzn.to/35HocOd

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.