Moisés, uma das figuras mais famosas da Bíblia - Divulgação/Netflix e Domínio Público
Moisés

Série da Netflix sobre Moisés segue a história da Bíblia?

Em 'Testamento: A história de Moisés', a Netflix retrata a história de Moisés, uma das figuras bíblicas mais famosas da História

Thiago Lincolins Publicado em 29/03/2024, às 12h17 - Atualizado em 31/03/2024, às 11h54

Após Cleópatra e Alexandre, O Grande, a Netflix mistura fato e dramatização na história de mais uma figura famosa na História. Em 'Testamento: a história de Moisés', os assinantes acompanham a trajetória de um dos personagens mais conhecidos da Bíblia.

"Charles Dance, indicado ao Emmy, narra esta série que apresenta uma visão intimista da vida de um príncipe que se tornou profeta e libertou seu povo", explica a sinopse da plataforma de streaming Netflix.

Nas séries documentais que retratam as histórias da última rainha do Egito e do rei da Macedônia, o público presenciou os relatos históricos acompanhados por visões de estudiosos. Assim, muitos podem se perguntar como foi feita a série focada na trajetória de Moisés. Afinal, os episódios seguem apenas a história bíblica?

O libertador

Seguindo a história bíblica, Moisés nasceu no Egito e filho de um casal da tribo Levi, judaica. Escondido após o nascimento, foi deixado num cesto lançado no Rio Nilo. Tudo muda quando a criança é encontrada pela filha do faraó, que o deixou com uma ama.

Assim, explica a Bíblia, Moisés se desenvolveu na corte. Como resultado, cresceu como príncipe. Mais velho, foi determinado por Deus para libertar o povo da escravidão. Depois, deveria conduzi-los para Canaã, a 'terra prometida'.

Por se tratar de uma narrativa bíblica, é difícil entender quem foi o Moisés histórico. A Bíblia ainda cita a história das pragas, a abertura do Mar Vermelho para os perseguidos e também os 40 anos no deserto. 

Cena da série 'Testamento: A história de Moisés' - Divulgação/Netflix

 

Assim, a série documental da Netflix dramatiza os eventos da Bíblia e conta com relatos de especialistas e teólogos para se aprofundar na história íntima de Moisés, que muitos não conhecem. 

"Esta série é uma dramatização da história de Moisés e do Êxodo, incorporando opiniões de teólogos e historiadores de credos e contextos culturais distintos. Sua contribuição visa enriquecer a narrativa, mas não deve ser tomada como consenso", explica a plataforma de streaming no primeiro episódio de 'Testamento: A história de Moisés'.

Religião História Bíblia netflix série moisés produção Streaming O Testamento: A história de Moisés

Leia também

Like a Prayer: 4 vezes em que Madonna enfureceu a Igreja Católica


Star Wars: A influência do caso Watergate e do Terceiro Reich na saga


Linha Reta: Existe uma história real por trás do filme?


De Repente 30: Veja como estão as atrizes que interpretaram a protagonista


Bebê Rena: Veja 5 relatos do comediante que foi perseguido na vida real


Além de Xuxa e Galisteu: Quem foram as namoradas de Ayrton Senna?