Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Alexandre, O Grande

Alexandre, O Grande era gay? Como documentário aborda a sexualidade do líder militar

Nova série documental da Netflix retrata a vida de Alexandre, O Grande, um dos maiores líderes militares que já existiu

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 01/02/2024, às 12h19 - Atualizado em 06/02/2024, às 14h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Busto de Alexandre, O Grande (à esqu.) e cena da série documental (à esqu.) - Mark Cartwright e Divulgação/Netflix
Busto de Alexandre, O Grande (à esqu.) e cena da série documental (à esqu.) - Mark Cartwright e Divulgação/Netflix

Alexandre, o Grande, um dos líderes militares mais famosos da História e conquistador de territórios, tem a vida retratada em nova série documental da Netflix, que já se encontra no top 10 das mais assistidas entre brasileiros.

Em 'Alexandre: O Nascimento de um Deus', a produção conta com especialistas e encenações para resgatar a trajetória do líder militar que entrou para os livros de História. 

"Com entrevistas de especialistas e reconstituições realistas, esta série conta a vida de Alexandre, o Grande e seu desejo de conquistar o mundo", destaca a sinopse da série documental. 

Relembrando a vida pública e íntima do militar, 'Alexandre, o nascimento de um deus' aborda um tema que chama atenção a seu respeito: a sexualidade. Não é de hoje que a intimidade de Alexandre é discutida por pesquisadores. 

Na série documental da Netflix, especialistas relembram que, no caminho para o sucesso, Alexandre, o Grande teve ao seu lado um fiel confidente: Ptolomeu. 

Sociedade

No entanto, o professor Lloyd Llewellyn-Jones, da Universidade de Cardiff, no País de Gales, chama atenção para um fato bastante discutido: na época de Alexandre, não existia um termo que definia relações entre pessoas do mesmo sexo.

Eram apenas homens (ou mulheres) que se relacionavam. Assim, a sexualidade de Alexandre não pode, necessariamente, ser definida em nossos termos modernos.

Cena da série 'Alexandre, o nascimento de um deus' - Divulgação/Netflix

A sociedade grega era marcada por relações de pessoas do mesmo sexo, algo que se tornou comum.

"As relações entre pessoas do mesmo sexo eram a norma em todo o mundo grego", explica Lloyd Llewellyn-Jones na série documental. "Os gregos não tinham uma palavra para homossexualidade ou para ser gay. Simplesmente não estava em seu vocabulário. Havia apenas ser sexual". 

Relação com mais de uma pessoa também era comum. O líder militar, por exemplo, também se relacionou com Heféstio Amíntoro.

Heféstio realmente não era apenas um companheiro querido, mas talvez o maior amor [de Alexander]", opina a Dra. Salima Ikram, da Universidade Americana do Cairo, na série documental.

Já Ptolomeu se tornou importante por auxiliar Alexandre no momento em que assumiu o trono. Na época, o jovem monarca se sentira confuso diante da morte do pai e uma possível armação que o levou a assumir o trono. 

"Ptolomeu era um confidente próximo de Alexandre. E, naquele momento, Alexandre tinha um grupo de amigos que esteve na corte real, e esses dois amigos parecem ter sido Heféstio e Ptolomeu, que ficaram com ele e mantiveram a relação ao longo de suas campanhas", explica a Dra. Jennifer Finn, da Universidade Loyla, em Chicago.

O professor Vítor Soares, idealizador do podcast 'História em Meia Hora' também abordou a relação entre Alexandre e Heféstio em texto para o site Aventuras na História. Confira aqui!