Tom “Iceman” Kazansky, interpretado por Val Kilmer em 1986, e o ator atualmente, em colagem - Divulgação/YouTube/Paramount Movies / Getty Images
Top Gun: Maverick

Top Gun Maverick: a surpreendente maneira como foi reproduzida a voz de Val Kilmer

O ator perdeu sua voz ao enfrentar câncer de garganta

Éric Moreira Publicado em 30/05/2022, às 11h42

Val Kilmer, ator responsável por dar vida ao personagem Tom 'Iceman' Kazansky no clássico Top Gun: Ases Indomáveis (1986), teve surpreendente retorno e participação na continuação do filme, lançada na última semana. O ator perdeu sua voz após o procedimento de uma traqueostomia, ao enfrentar um câncer na garganta que surgiu em 2014.

O personagem de Kilmer, Iceman, foi muito importante para a história no filme de 1986, responsável por ser o rival do protagonista Pete "Maverick" Mitchell, interpretado por Tom Cruise.

Na continuação, Top Gun: Maverick, para que o ator não precisasse gravar falas, o personagem também é acometido por uma doença que dificulta sua fala, se comunicando por meio de um computador.

No entanto, durante as poucas falas que o personagem exibiu, um novo método foi utilizado para lhe dar voz: uma inteligência artificial foi responsável por recriar uma voz semelhante à do ator.

Em entrevista para a Page Six, Mercedes Kilmer, filha do ator, disse que "foi emocionante e muito especial para meu pai [Val Kilmer] estar no set com todos os amigos que fizeram este filme quando tinham a minha idade."

Eles conseguiram dublá-lo com sua própria voz, o que é incrível", acrescentou Mercedes Kilmer. "É um feito tão técnico, ser capaz de projetar a voz dele dessa maneira, e não deixa de ser uma extensão dos feitos técnicos deste filme"

O procedimento de recriação da voz do ator foi realizado pela startup Sonantic, que desenvolveu a inteligência artificial responsável pelo feito. A empresa imitou antigas gravações do ator, inclusive de outros filmes, para que a I.A. produzisse diversos modelos, e pudessem escolher o melhor resultado.

Top Gun: Maverick

A continuação do clássico de 1986 teve sua estreia no Brasil na última quinta-feira, 26. Segundo as críticas, o longa possui grande primor técnico, e por muitos é considerado até superior ao primeiro filme. Ele segue em transmissão em diversos cinemas pelo país.

notícias Cinema tecnologia homenagem inteligência artificial desenvolvimento Tom Cruise Val Kilmer top gun Top Gun Maverick I.A.

Leia também

Star Wars: A influência do caso Watergate e do Terceiro Reich na saga


Linha Reta: Existe uma história real por trás do filme?


De Repente 30: Veja como estão as atrizes que interpretaram a protagonista


Bebê Rena: Veja 5 relatos do comediante que foi perseguido na vida real


Além de Xuxa e Galisteu: Quem foram as namoradas de Ayrton Senna?


Os relatos de Joseph Baena, filho de Arnold Schwarzenegger que impressiona pela semelhança