Calendário Turco dos 12 Animais - Wikimedia Commons
Pandemia

Antigo calendário turco teria profetizado a pandemia de coronavírus e outros desastres para o ano de 2020

Segundo historiador, calendário feito há 2 mil anos previa os tempos difíceis enfrentados atualmente

Penélope Coelho Publicado em 26/03/2020, às 15h00 - Atualizado às 15h50

Será que os povos antigos iriam conseguir prever o futuro? Segundo o pesquisador Oğuzhan Türk, especializado na história da Turquia, eles não só fizeram como também deixaram registrado em um calendário. Em entrevista ao site Íha, o profissional explicou que a tabela turca têm 2 mil anos e retrata 12 animais diferentes representando um ano da história da humanidade.

Os nomes dos anos são rotativos e incluem: rato, vaca, tigre, coelho, peixe, cobra, cavalo, ovelha, macaco, galinha, cachorro e porco. E 2020 é conhecido como o ano do rato. Para o historiador, as profecias dos povos turcos antigos para este ano estão realmente acontecendo.

As previsões para o ano do rato incluíam infestações de gafanhotos, incêndios, terremotos e epidemias. Oğuzhan Türk, evidenciou alguns fatos que aconteceram em 2020: o enxames de gafanhotos no Irã, grandes incêndios na Austrália, terremotos devastadores em Elazig e a pandemia de coronavírus que assola o mundo.

No anuário, a doença que representava uma epidemia era chamada de zatülcenb, na tradução do turco para o português, pleurite. Os sintomas dessa enfermidade incluem febre, calafrios, tosse, pulso instável e insuficiência respiratória, muito parecido com os sinais apresentados pelas vítimas de Covid-19.

Mas, Türk é bem realista quando afirma que as informações destes calendários, não são de fato proféticas, e sim, mostram a sabedoria dos povos que viviam naquela época, com uma junção de informações, experiências repetidas, e um pouco de coincidência. Deixando ensinamentos para que as nações futuras tomassem as devidas precauções.

Coronavírus na Turquia

Na última quarta-feira, 25, a Turquia estendeu o período de distanciamento social do país, incluindo o fechamento de todas as escolas até 30 de abril devido à pandemia. O coronavírus resultou em 59 mortes na Turquia, com 2.433 mil pacientes infectados até então, segundo informações divulgadas ontem, 25, pelo Ministério da Saúde.

calendário pandemia coronavírus turco

Leia também

Reino Unido adiciona novos sintomas da Covid-19 em lista oficial


Infecção e vacina pode gerar ‘superimunidade’, diz estudo


No Brasil, 6 estados e DF apresentam situações críticas nas UTIs


Brasil começa a discutir possibilidade de quarta dose da vacina


Uso de máscara PFF2 ou N95 passa a ser obrigatório no Ceará


Ômicron pode contribuir para que pandemia acabe mais rápido na Europa