Imagem meramente ilustrativa de Donald Trump em comício - Getty Images
Estados Unidos

Covid-19: Apesar de recorde de contaminações no país, Trump promove festa de Independência nos EUA

Evento batizado de “Saudação à América” espera receber milhares de pessoas. No entanto, não está claro se o uso de máscara será obrigatório

Fabio Previdelli Publicado em 04/07/2020, às 10h30

O presidente norte-americano Donald Trump iniciou ontem, 3, as comemorações pelo 244º aniversário de Independência dos Estados Unidos. A celebração começou com um foguetório no Monte Rushmore, que retrata quatro ex-presidentes do país. Além do mais, Trump também promoveu uma festa para milhares de pessoas que ocorrerá hoje em Washington.

Apesar do 4 de julho ser uma data muito importante no calendário americano, este ano, no momento em que ocorre, coincide com o período em que os Estados Unidos registram mais um recorde de casos do novo coronavírus. Ademais, diversos governadores e prefeitos impuseram regras para restrição de movimento com o intuito de evitar a aglomeração de pessoas.

Para se ter uma noção da epidemia no país, na última quinta-feira, 2, os Estados Unidos registraram, em apenas 24 horas, mais de 50 mil casos de pessoas infectadas — maior taxa já registrada. Segundo o Washington Post, 11 Estados americanos iniciam o fim de semana de celebrações com recordes diários de infecções.

A celebração realizada no Monte Rushmore contou com a participação de mais de 7,5 mil pessoas. No evento, que não seguiu os protocolos de distanciamento social, o uso de máscaras ou de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) também não eram obrigatórios.

A organização da festa — batizada de “Saudação à América” — que ocorrerá hoje, diante da Casa Branca, pretende distribuir cerca de 300 mil máscaras para os participantes. Porém, não está claro se seu uso será obrigatório.

Estados Unidos Donald Trump comemoração pandemia notícia coronavírus 4 de Julho

Leia também

Reino Unido adiciona novos sintomas da Covid-19 em lista oficial


Infecção e vacina pode gerar ‘superimunidade’, diz estudo


No Brasil, 6 estados e DF apresentam situações críticas nas UTIs


Brasil começa a discutir possibilidade de quarta dose da vacina


Uso de máscara PFF2 ou N95 passa a ser obrigatório no Ceará


Ômicron pode contribuir para que pandemia acabe mais rápido na Europa