Fotografia de Maduro em Caracas, em fevereiro de 2021 - Getty Images
Venezuela

Segundo oposição, Maduro 'é incapaz de proteger alguém' na pandemia

Para o ex-deputado Jose Manuel Olivares, a atual gestão do governo é a causa do alto grau de ocupação nas UTIs do país

Redação Publicado em 17/03/2021, às 15h00

Nos últimos dias, autoridades da Venezuela registraram os primeiros casos de infecção pela variante brasileira do Coronavírus no país. Para Jose Manuel Olivares, todavia, esse não é o motivo da ocupação dos leitos de UTI na nação beirar os 80%.

Segundo o UOL, o opositor acredita que os sistemas de saúde público e privado "estão colapsados" por culpa da gestão de Nicolás Maduro e de seus "improvisos". "Esta é a irresponsabilidade de querer colocar o país em uma festa, uma bolha econômica sobre o cadáver de médicos, enfermeiros e centenas de venezuelanos", afirmou Olivares.

De acordo com o ex-deputado, que foi nomeado o responsável pela Saúde por Juan Guaidó, o atual governo da Venezuela não aumentou a “capacidade de leitos comuns nem das UTIs de nenhum hospital" desde o início da pandemia.

A fim de conter a rápida disseminação da Covid-19, Maduro chegou a decretar, de fato, um “cerco sanitário”, no último domingo, 14. Decisão que seria aplicada durante toda a semana, nos territórios de Caracas e dos estados de Miranda e La Guaira.

Na opinião de Jose Manuel, contudo, o decreto “é uma piada”, já que Maduro "é incapaz de proteger alguém". De acordo com o ex-deputado, é por isso, inclusive, que o presidente pediu que a população tome os cuidados necessários: porque ela "não conta com um sistema de saúde robusto que atenda os venezuelanos".

Por fim, Olivares afirmou que o quadro crítico da pandemia no país foi causado pelo “improviso de não realizar testes de PCR, não utilizar as máquinas adquiridas através de doações da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e não ampliar a capacidade dos hospitais, mas de querer fazer uma festa cuja fatura chegou".

Venezuela pandemia notícia Nicolás Maduro oposição coronavírus Jose Manuel Olivares

Leia também

Reino Unido adiciona novos sintomas da Covid-19 em lista oficial


Infecção e vacina pode gerar ‘superimunidade’, diz estudo


No Brasil, 6 estados e DF apresentam situações críticas nas UTIs


Brasil começa a discutir possibilidade de quarta dose da vacina


Uso de máscara PFF2 ou N95 passa a ser obrigatório no Ceará


Ômicron pode contribuir para que pandemia acabe mais rápido na Europa