Ferdinando Tascini (esq.) e Benito Mussolini (dir.) - Reprodução / vídeo / TuttOggi e Domínio público
Mussolini

101 anos: Último carcereiro de Mussolini celebra aniversário

Ferdinando Tascini foi o carcereiro de Mussolini em Campo Imperatore, o hotel que virou prisão e abrigou o ditador entre agosto e setembro de 1943

Redação Publicado em 28/12/2023, às 17h51

Ferdinando Tascini, o último carcereiro do ditador Benito Mussolini, completou 101 anos de idade nesta quinta, 28. Ele vive em Città di Castello, perto de Perúgia, capital da região da Úmbria.

Ele é conhecido por ter sido convocado para uma "missão especial e secreta" durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi carcereiro em Campo Imperatore, hotel convertido em prisão que deteve Mussolini entre agosto e setembro de 1943.

Após uma votação de desconfiança do Grande Conselho Fascista em julho daquele ano, Mussolini foi preso e levado para Campo Imperatore. No entanto, ele foi resgatado em um audacioso ataque aéreo da Alemanha, que não aceitava o armistício assinado pelo governo italiano com os Estados Unidos.

Eu estava no meu quarto quando ouvi pessoas gritando 'eles estão chegando'", contou Tascini à mídia local. "Mussolini esperava os americanos, mas no fim foram os alemães".   

O ataque ao Gran Sasso (entendido pelo codinome "Operação Carvalho", que foi dado pelo exército alemão) foi uma operação bem-sucedida feita por paraquedistas alemães e comandos da Waffen-SS, pessoalmente ordenada pelo próprio Adolf Hitler, segundo informações da ANSA, via UOL.

Comemoração da data

Tascini comemorou seu aniversário com filhos, netos e bisnetos. "Se cheguei até aqui, devo agradecer a Deus, depois à minha família, a verdadeira essência da vida", disse. "O lugar onde vivi, o campo, a boa comida e muito, muito trabalho também foram fundamentais".

Ele ainda tem um sonho a realizar: poder apertar a mão do presidente da República, Sergio Mattarella. "Seria realmente bom poder falar com o nosso presidente, ponto de referência e orgulho para todos nós", disse. "Assim como a bandeira tricolor e a Constituição, que sempre foi e será para mim e para minha família o farol da vida que nos guia, do qual devemos nos orgulhar".

Benito Mussolini aniversário prisão idade anos 101 'Ferdinando Tascini' carcereiro

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro