O ator e diretor Alec Baldwin - Getty Images
Cinema

“Baldwin escolheu jogar roleta russa”, diz trecho de processo contra o ator

Supervisora de roteiro afirma que script não previa que diretor atirasse

Fabio Previdelli Publicado em 18/11/2021, às 13h43

Na última quarta-feira, 17, a supervisora de roteiro do filme ‘Rust’, Mamie Mitchell, deu entrada em um processo contra Alec Baldwin, ator e produtor do filme, no Tribunal Superior de Los Angeles, nos Estados Unidos, acusando-o de agressão e inflição intencional de angústia emocional. 

Eu revivo o tiroteio e o som da explosão da arma repetidamente", declarou Mamie em entrevista coletiva.

A supervisora também alegou, no processo judicial, que o roteiro não previa que Alec Baldwin usasse a arma no momento em que ela foi disparada — durante um ensaio —, que acabou vitimando a diretora de fotografia Halyna Hutchins e ferindo o diretor Joel Souza.

A supervisora de roteiro Mamie Mitchell durante coletiva/ Crédito: Getty Images

 

Segundo a Reuters, a cena em questão pedia somente três closes de câmera: um dos olhos do ator, um segundo de uma mancha de sangue e outro do torso de Alec “enquanto ele alcançava o coldre com a mão direita e retirava a arma”.

“Não havia nada no roteiro sobre a arma ser disparada pelo acusado Baldwin ou por qualquer outra pessoa”, informa outra parte do documento obtido pela agência de notícias. Mitchell também afirmou que o diretor deveria ter verificado se a arma estava carregada com munição real e não somente confiar no diretor-assistente

"Em nossa opinião, o Sr. Baldwin escolheu jogar roleta russa quando disparou uma arma sem verificar e sem que o armeiro o fizesse em sua presença", afirmou Gloria Allred, advogada de Mamie.


O acidente

A tragédia se deu no dia 21 de outubro. O gabinete do xerife do condado de Santa Fé, localizado no Novo México, Estados Unidos, declarou que o ator Alec Baldwin, de 63 anos, disparou uma arma durante as gravações do filme ‘Rust’, matando uma pessoa e deixando outra ferida. O artista não sabia que a arma estava carregada.

"O gabinete confirma que os dois indivíduos baleados no set de 'Rust' foram a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, e o diretor do filme, Joel Souza, 48, atingidos quando uma arma cenográfica foi disparada pelo ator e produtor Alec Baldwin", disse a nota.

Conforme repercutido pelo portal de notícias G1, o disparo trágico se deu durante a gravação de uma cena do filme 'Rust', que tem como tema o velho oeste. A produção é estrelada e produzida por Alec. 

O astro se pronuncia

Após o acidente, o ator fez uma publicação nas redes sociais.

“Não há palavras para expressar meu choque e tristeza pelo trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, esposa, mãe e muito admirada colega nossa. Estou cooperando totalmente com a investigação policial para resolver como essa tragédia ocorreu”, disse Alec.

Ele também declarou oferecer suporte para os familiares da diretora neste momento difícil.

“Estou em contato com o marido dela, oferecendo meu apoio a ele e sua família. Meu coração está partido por seu marido, seu filho e por todos que conheciam e amavam Halyna”.
notícias Cinema processo Alec Baldwin rust Mamie Mitchell

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!