Imagem meramente ilustrativa da evolução humana - Reprodução/Pixabay
Evolução humana

Cientistas descobrem possível motivo que levou humanos perderem a cauda na evolução

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Nova York (NYU) acredita que descobriu o motivo por trás dessa modificação evolutiva

Redação Publicado em 29/02/2024, às 17h19

Pesquisadores oriundos da Langone Health, na Universidade de Nova York, acreditam ter descoberto como se deu a primeira grande modificação humana em relação aos seus primatas predecessores no processo evolutivo, quando deixaram de desenvolver caudas há 25 milhões de anos. 

Nosso estudo começa a explicar como a evolução removeu nossas caudas, uma questão que me intriga desde que eu era jovem”, explicou Bo Xia, principal autor do estudo, à revista Nature.

Ao analisar amostras de DNA de seres humanos e de macacos com e sem rabos, os cientistas notaram a ausência de um pedaço de código genético, compartilhado entre as pessoas e os primatas sem cauda. 

Essa mudança não aconteceu em razão de uma mutação, e sim pela presença de um novo “fragmento” de código genético. Este pedaço, conhecido como AluY, surgiu aleatoriamente nos primeiros humanos e macacos sem cauda durante a pré-história, como explicou o estudo publicado na revista científica Nature

Nesta pesquisa inovadora, foi revelado que este novo gene influencia o comprimento da cauda e, ao interagir com o gene TBXT, são formados dois tipos de ácido ribonucleico, resultando na perda de cauda em seres humanos e macacos.

Novas questões

Esta descoberta é notável porque a maioria dos intrões humanos carregam cópias de DNAs repetitivos e saltitantes sem qualquer efeito na expressão genética, mas esta inserção específica de AluY fez algo tão óbvio quanto determinar o comprimento da cauda”, apontou o Dr. Jef Boeke, do Instituto de Genética de Sistemas.

Além disso, conforme repercutido pelo New York Post, os especialistas acreditam que o principal cisma evolutivo originou o cóccix, presente em humanos, gorilas e chimpanzés

Porém, o motivo que levou as criaturas antigas a determinarem que a ausência de uma cauda fosse melhor para a sobrevivência evolutiva continua um mistério.

estudo evolução DNA seres humanos Nature macacos cauda modificação genética

Leia também

Aos 99 anos, dentista mais velho do mundo continua trabalhando no Japão


Após 8 anos, cientistas desvendam mistério de 'borboleta gigante' no espaço


Paul McCartney entra para lista de bilionários do Reino Unido


França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais