Uma das flechas reveladas na Noruega - Divulgação
Arqueologia

Derretimento de gelo revela tesouro de flechas de 6 mil anos na Noruega

Foram encontradas quase 70 hastes de flechas, algumas com as pontas ainda presas

Isabela Barreiros Publicado em 26/11/2020, às 14h45

O aquecimento global está fazendo com que muitas partes das encostas de montanhas norueguesas derretam. A dissolução do gelo, no entanto, está fazendo com que muitos artefatos arqueológicos impressionantes ressurjam nas superfície.

Na última semana, um tesouro de quase 70 flechas foi descoberto em uma montanha na cordilheira de Jotunheimen, na Noruega. Foram encontradas 68 hastes de flechas, algumas ainda com a ponta intacta, sapatos, tecidos e ossos de rena. 

Pesquisadores usaram a datação de radiocarbono para tentar entender quão antigos eram esses artefatos. Sete das flechas encontradas eram extremamente antigas, datando de cerca de 4100 a.C., mas algumas eram mais recentes, remontando à 1300 d.C.

Uma das características mais interessantes dos itens encontrados eram suas pontas, que eram feitas dos mais variados materiais. Elas eram de ferro, quartzito, ardósia, casca de mexilhão e até mesmo de osso.

O arqueólogo Lars Holger Pilø afirmou: “isso [o tesouro] é mais antigo do que descobertas em qualquer outro local de gelo no norte da Europa”. Segundo ele, as flechas datam de “cerca de 800 anos antes de Ötzi”, a múmia de 5 mil anos conhecida como Homem do Gelo.


Sobre arqueologia

Descobertas arqueológicas milenares sempre impressionam, pois, além de revelar objetos inestimáveis, elas também, de certa forma, nos ensinam sobre como tal sociedade estudada se desenvolveu e se consolidou ao longo da história. 

Sem dúvida nenhuma, uma das que mais chamam a atenção ainda hoje é a dos egípcios antigos. Permeados por crendices em supostas maldições e pela completa admiração em grandes figuras como Cleópatra e Tutancâmon, o Egito gera curiosidade por ser berço de uma das civilizações que foram uma das bases da história humana e, principalmente, pelos diversos achados de pesquisadores e arqueólogos nas últimas décadas. 


+ Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

História arqueologia Noruega notícia flecha tesouro aquecimento global

Leia também

Relembre as cartas da Segunda Guerra encontradas em hotel


Mulher que morava em placa de supermercado é descoberta por funcionários nos EUA


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Rosto de múmia de mulher egípcia é reconstruído em 3D


Tempestade solar causa aurora boreal na Europa e América do Sul, entenda!


Órgão já alertava sobre risco de tragédia por chuvas em Porto Alegre desde 2023