Imagem ilustrativa de míssil - Foto de Pixabay no Pexels
Coreia do Norte

Durante exercício, quatro mísseis de cruzeiro são testados pela Coreia do Norte

Exercício é uma resposta da Coreia do Norte às manobras militares conjuntas dos Estados Unidos e Coreia do Sul

Redação Publicado em 24/02/2023, às 19h13

Quatro mísseis de cruzeiro foram testados pela Coreia do Norte, que os lançou durante um exercício em que o país demonstrava sua capacidade de contra-ataque nuclear, como informado pela mídia estatal nesta sexta-feira, 24. 

O exercício foi realizado na quinta-feira, 23, e o país, como afirmado pela KCNA, agência de notícias estatal, disparou quatro mísseis Hwasal-2 da cidade de Kim Chaek, na província de Hamgyong do Norte, em direção ao mar do Japão.

Depois de percorrerem 2.000 km por pouco mais de 10 segundos, os projéteis atingiram o alvo, como explica o relatório. Isso demonstrou "a posição militar das forças de combate nuclear norte-coreanas, reforçando de todas as formas sua capacidade mortal de contra-ataque contra forças hostis", como afirmou o regime. 

Respostas fortes

Esses exercícios são uma resposta às manobras militares conjuntas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul anualmente. De acordo com o regime, eles "podem ser considerados uma declaração de guerra".

O Japão e a Coreia do Sul — que costumam ser os primeiros países a relatar publicamente os exercícios militares da ditadura — não divulgaram os lançamentos. Além disso, o ministério da Defesa sul-coreano indicou que os dados detectados por seus serviços de vigilância e pelas forças dos Estados Unidos diferem daqueles anunciados pela cidade norte-coreana, Pyongyang.

Teste

Um possível teste nuclear — primeiro desde 2017 — é temido em decorrência do aumento do número dos exercícios militares. Tanto a Coreia do Sul quanto os Estados Unidos participarão em uma simulação no Pentágono sobre como responder a um eventual ataque nuclear de Pyongyang, como informado pela Folha de São Paulo.

Os exercícios miliares anuais dos Estados Unidos e Coreia do Sul são tentativa de afastar as crescentes ameaças da ditadura da Coreia do Norte. Ativos militares americanos voltaram a ser mobilizados em Seul, mesmo que na região não tenham armas nucleares.

Estados Unidos Coreia do sul Coreia do norte ditadura mísseis regime

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro