Ilha Baffin, no Canadá - Wikimedia Commons
Canadá

Fragmento de continente antigo de 3 bilhões de anos é encontrado no Canadá

Rocha retirada de ilha foi analisada por cientistas e fazia parte de um super continente, que hoje integra diferentes países

Caio Tortamano Publicado em 07/04/2020, às 16h00

O quimberlito é uma rocha vulcânica formada debaixo do magma presente na manta terrestre, e ao subir até a superfície pela ação vulcânica traz consigo diamantes. Na ilha de Baffin, no Canadá, uma dessas pedras coletadas revelou um segredo obscuro para muitos geólogos.

Cientistas descobriram que a química mineral do quimberlito encontrado na ilha é semelhante ao terreno de um antigo e perene continente que foi formado três bilhões de anos atrás e se separou há 150 milhões de anos. Parte desse suposto continente perdido ainda rodeia a América do Norte.

Esse continente massivo foi formado ainda quando o planeta Terra era novo, e foi se separando com as ações das placas tectônicas até formarem menores porções de terra. A pesquisadora da Universidade de British Columbia, Maya Kopylova, afirma que esse continente hoje tem um pedaço formando a ilha da Escócia, outro a Groenlândia e o úlitmo Labrador, no Canadá.

Os pesquisadores agora sabem que a ilha de Baffin fez parte do chamado Cráton do Atlântico Norte, e não de outros continentes antigos. A descoberta — a mais profunda localização de uma porção desse continente registrada até hoje — ajuda na compreensão dos primeiros continentes formados no planeta Terra.

descoberta Canadá continente supercontinente ilha biffin

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada