O general Ahmed Nasser Al Raisi - Divulgação/Youtube/INDEX Holding
Mundo

General dos Emirados Árabes Unidos acusado de torturas é eleito presidente da Interpol

O general Ahmed Nasser Al Raisi foi denunciado por torturas na França e Turquia

Isabela Barreiros Publicado em 25/11/2021, às 09h30

O general Ahmed Nasser Al Raisi, que atua como inspetor-geral do Ministério do Interior dos Emirados Árabes Unidos, foi eleito nesta quinta-feira, como presidente da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal).

A eleição aconteceu em Istambul, na Turquia, onde o general recebeu acusações de torturas, assim como na França.

Eleito como “presidente na Interpol”, ele ocupa um papel honorário e atua de forma não remunerada a partir de seu país de origem. O cargo tem mandato de quatro anos e ocorre apenas em período parcial.

Quem realmente possui voz na organização, sendo o verdadeiro comandante, é o secretário-geral. Jürgen Stock foi reeleito em 2019 e deverá ocupar o cargo por mais cinco anos, de acordo com o g1.

No entanto, a eleição de Al Raisi causou preocupação entre analistas e organizações de defesa dos direitos humanos, que questionam o cargo dado a um general com acusações de tortura em dois países.

"Estamos convencidos de que a eleição do general Al Raisi afetaria a missão e a reputação da Interpol", escreveram em nota a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e três deputados europeus.

Nos últimos meses, o general recebeu uma série de acusações de tortura na França, onde está localizada a sede da Interpol, e na Turquia, que recebeu a assembleia geral da organização.

De acordo com o Centro de Direitos Humanos do Golfo, Al Raisi cometeu "atos de tortura e barbárie" contra o opositor Ahmed Mansoor, que está detido nos Emirados Árabes Unidos. Ele permanece em uma cela de 4 metros quadrados "sem colchão e sem proteção contra o frio", além de estar "sem acesso a um médico, higiene, água, ou instalações sanitárias".

História notícia eleição Emirados Árabes Unidos interpol general Ahmed Nasser Al Raisi

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada