O eremita Panta Petrovic em sua caverna na Sérvia - Divulgação/Youtube
Coronavírus

Homem que vive em caverna na Sérvia se vacina contra covid-19 e incentiva outras pessoas

Há quase 20 anos em isolamento, o eremita recebeu seu imunizante contra Covid-19 assim que foi possível

Luíza Feniar Migliosi Publicado em 02/09/2021, às 15h43

Panta Petrovic começou a viver em isolamento social há quase 20 anos. Na Sérvia, ele decidiu se mudar para uma pequena caverna na tentativa de evitar qualquer contato com a sociedade.

Em uma visita à cidade, no ano passado, Panta, de 70 anos, teve consciência da pandemia. Ele decidiu se vacinar assim que soube que da campanha de imunização contra a Covid-19 e fez um apelo para que todos façam o mesmo.  

Segundo Petrovic, o coronavírus "não escolhe, também vai chegar aqui, na minha caverna", em entrevista à agência France Presse na montanha de Stara Planina, Sul da Sérvia, que se isola depois de uma subida íngreme.

A caverna tem um banheiro improvisado, composto por uma banheira enferrujada, alguns bancos e um fardo de ferro como cama. O homem é de uma cidade vizinha de Pirot, onde trabalhava como peão no mercado clandestino, assim como fez no exterior por um tempo. Panta se casou várias vezes e tinha um estilo de vida considerado frenético.

"Eu não era livre na cidade. Sempre tem alguém no teu caminho, você discute com a esposa, os vizinhos, ou a polícia", explicou Petrovic à AFP. "Aqui ninguém me incomoda", acrescentou.

Após lobos matarem alguns dos animais que ficavam perto da caverna, Petrovic decidiu levá-los para uma cabana que construiu nos arredores da cidade. A medida de segurança fez com que visitasse mais vezes a cidade.

O eremita recebe assistência social e, inclusive, depende de doações de alimentos e suprimentos para os animais. Antes de se mudar para a caverna, Panta doou todo dinheiro que possuía para financiar a construção de três pontes na cidade. "O dinheiro é uma maldição, estraga as pessoas. Acredito que nada corrompe as pessoas tanto quanto o dinheiro", afirmou.

Petrovic ainda acrescentou que não entende as queixas dos céticos e acredita em um processo para acabar com as doenças. "Quero receber as três doses, incluindo a adicional. Peço a todos os cidadãos que se vacinem, cada um deles", finalizou.

Sérvia caverna Internacional coronavírus covid-19 eremita

Leia também

Influencer dos EUA descobre Machado de Assis e viraliza: 'Nada vai se comparar a isso'


Após sair da prisão, assassina de Daniella Perez estudou na mesma faculdade da vítima


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Helicóptero que levava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofre acidente


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais