Hospital Salvalus, onde ocorreu a grave negligência médica - Reprodução/Google Maps
Brasil

Hospital que amputou pernas e mãos de homem deve pagar indenização milionária

Homem teve as duas pernas, a mão direita e dedos da mão esquerda amputados após negligência médica

Éric Moreira, sob supervisão de Ingredi Brunato Publicado em 11/04/2023, às 10h55

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) decidiu na última segunda-feira, 10, que um hospital na capital paulista, o Salvalus-Maternidade, deve indenizar um homem em um valor de R$ 1,5 milhão. Isso porque, devido a uma série de negligências médicas, ele teve as pernas, uma mão e os dedos da outra amputados.

A vítima, outrora auxiliar de almoxarifado, sofreu um atropelamento em março de 2014, fraturando a perna esquerda e o pulso direito. Desde o acidente até o fim de 2016, passou por 12 cirurgias, tendo os membros amputados nesse meio tempo. Hoje, com 40 anos e aposentado por invalidez, tem limitações em diversos aspectos da vida, além dos danos à própria imagem.

Entre as cirurgias, de acordo com o UOL, o homem sofreu com osteomielite, uma inflamação nos ossos causada por bactérias e fungos. No entanto, uma perícia e os prontuários médicos comprovaram que, mesmo com o diagnóstico, a instituição de saúde não tratou o paciente de forma adequada, o que levou seus membros a gangrenarem e, por isso, necessitarem de amputação

Se não existe o registro de um tratamento que era indispensável para tratamento da infecção, então o erro médico é patente", disse o juiz responsável pelo caso, Lincoln Antonio Andrade de Moura.

Além dos danos morais e estéticos, calculados em um valor de R$ 1,5 milhão, o Hospital Salvalus também foi condenado a pagar uma pensão vitalícia no valor de um salário-mínimo para o homem

O hospital

Quando contatada por Isabella Alonso Panho, do Estadão, a atual empresa administradora do Hospital Salvalus, a Hapvida NotreDame Intermédica, lamentou o acontecimento e, a seguir, se justificou:

A companhia lamenta o ocorrido. O caso em julgamento aconteceu em período anterior à aquisição do hospital. A empresa reitera que, na época, ainda não era responsável pela gestão da unidade", escreveram.
Brasil São Paulo notícias indenização hospital Negligência

Leia também

Moinho de vento e fosso medieval são descobertos na Inglaterra


Novo documentário com acusações inéditas contra Kevin Spacey estreia em streaming


Universidade de Hong Kong desenvolve professores gerados por IA


Após 17 anos, relatório revela quantidade chocante de túmulos em necrópole do período romano


Rio Grande do Sul: Mãe e filha são resgatadas após escreverem mensagem com batom


Veículo da Tesla 'aprisiona' mulher nos EUA: 'Assando como um frango'