Visão de cima para baixo da OSIRIS-REx com a tampa removida - Reprodução / NASA
Bennu

Surpreendente amostra completa do ‘perigoso’ asteroide Bennu é revelada

A espaçonave OSIRIS-REx estava no espaço e pousou na Terra em setembro, mas somente agora a cápsula pôde ser aberta; conteúdo surpreende

Isabelly de Lima Publicado em 23/01/2024, às 11h07

Os cientistas da NASA alcançaram um marco significativo ao desmontarem o recipiente contendo rochas retiradas do asteroide Bennu, classificado como "potencialmente perigoso". A amostra, composta por aproximadamente 8,8 onças (250 gramas) de entulho rochoso, foi coletada pela espaçonave OSIRIS-REx, marcando o primeiro pedaço de uma rocha espacial capturado por uma missão da NASA.

Depois de pousar no deserto de Utah em 24 de setembro, a cápsula OSIRIS-REx foi transportada para o Centro Espacial Johnson da NASA, em Houston. No entanto, a desmontagem enfrentou desafios, com dois dos 35 fixadores da cápsula ficando presos.

Engenheiros da NASA responderam desenvolvendo duas ferramentas personalizadas semelhantes a grampos, fabricadas a partir do zero com aço cirúrgico. Essas ferramentas foram cruciais para a abertura da cápsula em 11 de janeiro, de acordo com o portal Live Science.

A missão OSIRIS-REx dedicou quase dois anos à busca por um local de aterragem na superfície acidentada de Bennu antes da coleta da amostra. Ao fazer contato com o asteroide, a OSIRIS-REx utilizou uma rajada de nitrogênio de seu mecanismo de aquisição de amostras Touch-and-Go, garantindo o pouso seguro e a prevenção do afundamento da nave no asteroide, além de capturar a preciosa amostra.

Revelações da cápsula

O conteúdo esperado da cápsula revelou rochas com aproximadamente 4,5 bilhões de anos, originárias dos primeiros anos do sistema solar. Essas rochas contêm elementos primordiais que se acredita terem desencadeado a vida na Terra, incluindo a uracila, uma das nucleobases do RNA, recentemente encontrado no asteroide Ryugu pela espaçonave Hayabusa2 da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão.

A equipe científica da missão OSIRIS-REx tem grandes expectativas, buscando identificar outros precursores biológicos na amostra de Bennu, que poderiam fornecer pistas cruciais sobre a origem e evolução da vida em nosso planeta.

Nasa notícias Espaço análise asteroide perigoso Rochas Bennu amostra bilhões de anos completa

Leia também

Relembre as cartas da Segunda Guerra encontradas em hotel


Mulher que morava em placa de supermercado é descoberta por funcionários nos EUA


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Rosto de múmia de mulher egípcia é reconstruído em 3D


Tempestade solar causa aurora boreal na Europa e América do Sul, entenda!


Órgão já alertava sobre risco de tragédia por chuvas em Porto Alegre desde 2023