Pintura de Joseph-Nicolas Robert-Fleury do século 16 - Wikimedia Commons
Tecnologia

Cheiros do passado: projeto irá recriar os odores da Europa do século 16

Financiado pela União Europeia, a proposta, além de querer produzir a primeira enciclopédia histórica de cheiros já feita, irá deixar tudo disponível para o público

Ingredi Brunato Publicado em 18/11/2020, às 15h20

Na última terça-feira, ocorreu o anúncio de um projeto inédito: uma equipe de especialistas irá usar de inteligência artificial para recriar os odores da Europa do século 16, através da análise de obras de arte e livros da época. 

"Nosso objetivo é desenvolver um 'olfato informático' capaz de rastrear cheiros e experiências olfativas", explicou Peter Bell, professor alemão de humanidades digitais, segundo divulgado pela AFP. O acadêmico ainda disse que seria como ensinar um computador a “ver um cheiro”. 

Uma vez concluída essa etapa, o projeto, que se chama ODEUROPA, reunirá químicos e perfumistas para que tentem reproduzir as fragrâncias detectadas pela inteligência artificial. O objetivo final do trabalho será confeccionar a primeira enciclopédia histórica de aromas do mundo, o que ficará disponível ao público online. Para tanto, a União Europeia, que está financiando a iniciativa, desembolsou 2,8 milhões de euros. 

Segundo William Tullett, historiador e membro da ODEUROPA que também foi entrevistado pela AFP, cheiros podem dizer muito sobre a época que vivemos. "A colonização, a urbanização, a industrialização, o nacionalismo, a comercialização, quase todos os processos históricos importantes influenciaram o que cheiramos", comentou o especialista. 

Também vale mencionar que a pandemia influenciou os aromas que sentimos hoje ao andar na rua, e, para alguns, também significou a perda do olfato, que é um sintoma colateral da infecção pelo vírus. 

"A covid-19 ilustrou os efeitos profundamente negativos que a perda do olfato pode ter em nosso bem-estar físico e mental, revelando a fragilidade do nosso ambiente sensorial e a necessidade de preservar os odores que têm significado para as comunidades", concluiu Tullett.

Europa notícias pandemia inteligência artificial obras de arte digital Enciclopédia cheiros transição histórica olfato

Leia também

Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


Taj Mahal Palace: Alvo de um atentado terrorista, hotel virou campo de guerra


Atentado ao Hotel Taj Mahal: 5 coisas para saber sobre a história real do filme


Harry Potter: Os significados, em latim e outras línguas, dos feitiços


O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix


Os relatos conturbados sobre os momentos finais dos Beatles