Imagem ilustrativa de macacos usando pedra - Divulgação/Tiago Falótico/USP
Mundo Animal

Macacos usam pedras como objeto de prazer?

População de macacos foi observada esfregando e batendo com pedras na região genital; mas o que isso significa?

Fabio Previdelli Publicado em 19/02/2023, às 00h00

Os diferentes usos da pedra foram fundamentais para a evolução humana, servindo para auxiliar em escavações, cortar raízes e até mesmo abrir cascas de alimentos, entre outras coisas. 

Mas o manuseio das pedras não é algo único de nós humanos. As lontras marinhas, por exemplo, as usam para esmagar caracóis. Já macacos-prego utilizam pedras como ferramentas há pelo menos 3 mil anos, expõe artigo do Jornal da USP

Entretanto, um estudo recente, publicado em agosto passado no periódico Ethology, apontou que uma população de macacos do gênero Macaca, de cauda comprida, que vivem no Santuário Floresta Sagrada dos Macacos ou nos seus arredores, em Ubud, na Indonésia, estão usando as pedras como “brinquedo sexual”

+ Muito antes do silicone: o dildo mais antigo do mundo foi feito de pedra;

O uso curioso

Segundo o estudo, os macacos foram vistos com certa frequência esfregando pedras em volta de seus genitais. Além disso, eles também usam o mineral para das suaves batidas na região

Esses gestos seriam seguidos por sinais de excitação sexual fisiológica que não seria resultado de outras ações que também envolvem a manipulação de rochas. Simplificando, a doutoranda da Universidade de Lethbridge (Canadá), Camilla Cenni, relatou que os macacos praticam algo como "uma forma de masturbação autodirigida e assistida por ferramentas". 

Imagem ilustrativa de macacos usando pedra/ Crédito: Divulgação/Tiago Falótico/USP

 

Por mais curioso que seja, porém, relata o The New York Times, este não é o primeiro relato de animais selvagens que se masturbam com o uso de objetos curiosos. Em certos casos, aliás, alguns animais usam tais objetos apenas com o objetivo de se darem prazer sexual

Pode-se argumentar que não é um comportamento realmente útil ou que promove a adaptação", alega a pesquisadora. 

A observação

Os resultados do estudo foram obtidos através da observação de tal população de macacos, cerca de 140 deles, que recorrentemente recebem alimentos de humanos. Até então, é importante ressaltas, os estudiosos já haviam observado que os primatas manuseiam pedras sem uma certa finalidade. 

É alguma espécie de manipulação lúdica que não parece ter uma função evidente", sugere Camilla

Em certas ocasiões, os macacos foram flagrados usando as pedras para esfregar em suas genitais ou dar tapinhas perto da área da virilha. O comportamento levou os pesquisadores a levantarem a hipótese do “brinquedo sexual”

Um fato curioso é que os machos jovens repetem o ato com mais frequência que os adultos — que os fazem quando estão em situações sexuais mais tensas, como quando tentam atrair uma parceira para acasalar ou querem demostrar que estão excitados

Imagem ilustrativa de macacos usando pedra/ Crédito: Divulgação/Tiago Falótico/USP

 

Segundo a Folha, “o comportamento tendia a preceder os sinais físicos de excitação sexual dos machos e durava por mais tempo quando a excitação ocorria”. Mas tais comportamentos não se mantinham em outros contextos de manuseamento de pedras. 

Apesar da situação parecer um tanto quanto desconfortável, a pesquisadora relatou que em nenhum momento os primatas produziram sons mostrando sinais de dor. Ainda assim, Camilla Cenni ressalva que a tese da dor além do prazer não pode ser deixada de lado. 

Mas o que causou tal uso curioso da pedra? Os estudiosos criaram algumas teorias, sendo a principal que os primatas bateram com pedras na região genital quando faziam uma atividade em um contexto extremamente diferente do sexual — o que vai de encontro com uma teoria científica maior, que sugere que o uso de ferramentas evoluiu a partir da manipulação lúdica de objetos. 

Por fim, vale ressaltar que não é possível generalizar que tal ação é feita com base em uma única população de macacos, que vivem em um contexto completamente diferente dos demais. Afinal, por serem alimentados com certa frequência, eles não precisam passar tanto tempo assim procurando o que comer, criando um tempo livre maior usado de lazer.

curiosidades estudo macaco pedra Mundo Animal objeto sexual

Leia também

O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix


Bridgerton: Veja diferenças entre a série e o livro de Julia Quinn


Bodkin: Novo mistério da Netflix é inspirado em história real?


'A Órfã' da vida real? Conheça a turbulenta história de Natalia Grace


O Caso Asunta: Entenda o final da série da Netlix baseada em um caso real


Abandonada por pais adotivos: Como está Natalia Grace hoje?